Derby Paulista

O maior rival do Palmeiras é o Corinthians, com o qual a partida que é disputada contra este é chamada de Derby Paulista. É, segundo a imprensa e torcedores, a maior rivalidade do futebol paulista, uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro e até mesmo mundial. A partida inaugural desse confronto se deu em 1917, sendo que na ocasião o Palmeiras saiu vitorioso com um placar de 3 a 0.

Alguns confrontos serviriam para acirrar a rivalidade, tais como a histórica goleada de 8 a 0 aplicada pelo Palmeiras no Corinthians no Campeonato Paulista de 1933, a decisão do Campeonato Paulista de 1954, na qual o alvinegro empatou com o Palmeiras e levou o título que fazia parte das comemorações do quarto centenário da cidade de São Paulo, a decisão do Campeonato Paulista de 1974, quando o Palmeiras derrotou o alvinegro na final e impediu que o Corinthians saísse da fila após 20 anos, a final do Campeonato Paulista de 1993, quando o alviverde goleou o rival por 4 a 0 e encerrou um jejum de 16 anos sem títulos, as duas eliminações seguidas do Corinthians pelo Palmeiras na Libertadores (1999 e 2000), além da goleada por 5 a 1 aplicada pelo Corinthians em 1982, que seria devolvida impiedosamente pelo Palmeiras no Campeonato Paulista de 1986.

É dito que a rivalidade já se dava antes das duas equipes se enfrentarem pela primeira vez na história, já que à época estas eram as duas maiores torcidas no futebol. Nem o Paulistano, que monopolizava o futebol paulista tinha tamanho apelo popular. Por isso, havia intensas discussões entre os torcedores para se decidir quem era o melhor.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 26/08/2019
Código do texto: T6729874
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.