Direção E Roteiro Da Grande Família

Mauro Mendonça Filho foi o diretor geral da série na primeira temporada, sendo substituído por Maurício Farias, que permaneceu no cargo até 2011, quando foi substituído por Luis Felipe Sá.

O roteirista Cláudio Paiva também saiu do projeto, contudo, a série conta com: Adriana Falcão, Bernardo Guilherme, Bibiana Pieve (conhecida como Bíbi Da Pieve), Cláudia Jouvin, Cláudio Torres Gonzaga, Marcelo Gonçalves, Mariana Mesquita, Maurício Rizzo, Mauro Wilson, Max Mallmann e Paulo Cursino. Pedro Cardoso, ator da série, escreveu alguns episódios da 12ª temporada.

Os closes, das câmeras, foram retirados para mostrar mais os atores e cenários; com "quatro paredes" as gravações tinham que ser feitas mais de uma vez por um outro ângulo. Ambas situações não eram tão comuns no meio televisivo. O roteiro, ao longo dos anos, misturou ficção com fatos ocorridos no dia a dia de muitos brasileiros e na mídia, como: política, violência, novela, entre outros temas, tudo sendo tratado com humor e inteligência. Após o primeiro ano, não existia mais texto do Vianinha, que chegou a ser misturado mais de um episódio em apenas um da versão mais nova para dar mais ritmo. Os novos redatores passaram a fazer textos próprios, fazendo críticas e reflexões do mundo atual. Textos tão bem amarrados que os atores evitavam cacos. Mesmo assim, Pedro Cardoso criava cacos o que irritava, no início, a redatora Adriana Falcão que, com tempo, passou a gostar e a achar que os improvisos melhoravam o texto, se rendendo assim ao talento do ator. A evolução dos personagens foi acompanhada ano após ano, com a família começando em uma casa simples e ascendendo conforme as mudanças ocorridas no país e na personalidade dos personagens. Essa ascensão veio a ser chamada, com o tempo, de "Classe C", e a série é considerada como um reflexo dessa grande parte da população brasileira graças ao seu texto, figurinos coloridos, cenários kitsch e clima de subúrbio. O elenco da série fez parte do processo criativo até o fim da série, em reuniões para debater sobre os episódios. Nas duas últimas temporadas, o drama entrou no roteiro para aprofundar os sentimentos dos personagens antes de chegar até o derradeiro final, misturando com o humor já característico.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 29/08/2019
Código do texto: T6732414
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.