A Grande Família - Abertura

A abertura é um dos grandes trunfos da série. Da primeira temporada até a última, ela apresenta o universo dos personagens, embaladas pela música de Tom e Dito: "A Grande Família", música que virou uma espécie de hino para as famílias brasileiras. No primeiro ano, um álbum de família se abre, mostrando momentos da família Silva, que vai do casamento de Lineu e Nenê, até os dias atuais. Do segundo ano até o quinto, a série continuou com um álbum de fotografias, mas em animação: bonecos animados com os rostos dos atores, mostravam passo a passo da formação da família, que começa desde Lineu protestando na Ditadura Militar e conhecendo Nenê, e termina com a família reunida para uma refeição. Após a morte de Rogério Cardoso, o seu Flor que aparecia deitando-se no sofá, saiu. Com a entrada de Andréa Beltrão, Marilda surgiu na abertura. Do sexto ao oitavo ano, mais uma mudança. Com fotos cedidas pelo departamento de arte do programa, os rostos dos atores foram inseridos nas fotos originais, para mostrar que os espectadores eram como aqueles personagens. A diferença dessa abertura é que os ábuns de fotografias vão mudando de acordo com o passar dos anos da família Silva.

De 2009 até 2011, uma nova abertura foi feita, com os personagens transformados em bonecos bidimensionais com cabeças gigantes e animados. O dia a dia de cada personagem é mostrado e, no final, todos estão reunidos no sofá vendo TV. Personagens esporádicos, porém fixos na série, como Gina e Mendonça, aparecem na abertura quando os atores estão presentes no episódio do dia. Em 2012 e 2013, a série mudou mais uma vez de abertura. A estética cartoon dos anos 1970 foram resgatados, porém foram atualizados: os personagens aparecem pela primeira vez em computação gráfica 3D e animados. Como em uma peça de teatro, cada personagem surge representando um período histórico que vai da pré-história até os dias atuais, mostrando que a essência da família se mantém mesmo com o passar do tempo. Em 2013 muda o intérprete da abertura, agora sendo a Ivete Sangalo. Uma sexta e última abertura foi criada para a temporada final. Foi recriada a abertura de 2002, porém desta vez, a evolução dos personagens que os telespectadores acompanharam no decorrer das 14 temporadas foram incluídas nela, como: o encontro de Agostinho e Bebel; o nascimento de Florianinho; o crescimento da frota de táxis e as fases do Tuco. Desta vez, a música da série foi interpretada por Zeca Pagodinho.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 29/08/2019
Código do texto: T6732428
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.