A Grande Família - Recepção do público

A série conquistou a opinião pública e com isso muitos de seus produtos foram lançados. Um dos produtos mais cobiçados da Rede Globo é a jarra de abacaxi que aparece na mesa da família Silva, produto que chegou a ficar no topo da lista dos produtos mais desejados da Globo por diversas vezes mesmo após anos de existência da série, e que voltou com tudo em lojas de R$ 1,99 pelo país. Um outro objeto de cozinha que fez sucesso e trouxe curiosidade aos telespectadores foi a fruteira em forma de cacho de banana. As lentes azuis de contato usados por Bebel no 12° ano, também chamaram a atenção do público. Itens como uma chaleira em formato de golfinho e um papel de parede, também apareceram entre itens requisitados pelos telespectadores.

A série também começou a ser lançada em DVD, em episódios avulsos, isto é, fora da ordem de exibição, em 2002. O primeiro DVD tinha 6 episódios. O segundo DVD foi lançado em 2003 com 6 episódios e uma homenagem ao Rogério Cardoso. Quatro anos depois, em 2007, os seis episódios de natal foram reunidos em DVD. No ano seguinte foi feito o maior lançamento até então: 36 episódios selecionados de 2001 a 2006. Em 2011, quando a série completou 10 anos de exibição, um DVD foi lançado com 11 episódios. Em março de 2015, será lançado um almanaque sobre a série contendo: memórias, curiosidades, receitas de Nenê, fotos e informações sobre os bastidores do semanal, além de também serem lançados DVDs com seleção de episódios das duas temporadas finais. Ambos, livro e Box, foram divulgados pela emissora através da TV e da internet.

Pela série ter sucesso e prestígio junto ao público, o elenco da série é sempre requisitado para campanhas publicitárias. Entre alguns exemplos: Marco Nanini foi convidado pela Sundown para fazer São Pedro na campanha publicitária, sendo a primeira celebridade a trabalhar com essa marca famosa de protetor solar. Marieta Severo foi convidada para ser garota propaganda da rede Walmart e do Caldo de Picanha Knorr. Lúcio Mauro Filho já foi chamado para fazer campanhas da Tele Sena, uma outra em prol do etanol e uma outra campanha para o Cacau Show. Pedro Cardoso já fez propaganda para Chevrolet, no papel do Sol e para marca de sucos Frisco. Guta Stresser foi convidada para participar de uma campanha que esclarece mitos e verdades sobre TPM e do tempero Sázon. Evandro Mesquita fez uma campanha para o relançamento da linha Pedigree Sachê.

Em 2014, a série chamou atenção da Samie Falvey, vice-presidente de setor de desenvolvimentos de comédia da ABC, a maior rede de televisão do mundo. A executiva, que possui em seu currículo a premiada série Modern Family, se interessou pelo formato da série brasileira. Esse interesse pode acarretar em uma versão americana do seriado global.

"Foi uma surpresa, uma emoção muito grande no palco. Foi especial porque não perco nunca este programa maravilhoso."

- O cantor Roberto Carlos em declaração à imprensa nos bastidores da série.

O carinho do público foi tão grande que a série ganhou várias enquetes da internet no decorrer dos anos, uma dessas vitórias foi dada ao Lineu e Nenê como o melhor casal da TV brasileira de 2011. Mesmo competindo com outros sucessos da época, o casal conseguiu a vitória, para a surpresa dos atores:"É super emocionante dez anos depois, o público ainda gostar tanto e acreditar nesse casal", disse Marieta Severo. Esse carinho não vem apenas de anônimos como também de muitos famosos. O ator Tony Ramos, no lançamento da programação da Rede Globo em 2013 fez a seguinte declaração:"Quero muito assistir à nova temporada de A Grande Família, que é meu talismã como espectador. Eu adoro!" Carlos Alberto de Nóbrega foi mais um fã assumido da série, por acreditar que a série tem um humor antigo como em seu programa A Praça é Nossa:"Adoro a Grande Família. Mas seria uma mentira eu esconder que ela não segue os moldes da Praça. Os atores são maravilhosos, fazem um trabalho em um programa, que há anos tem a receita de fazer rir, sem esculhambação", declarou o humorista. O cantor Roberto Carlos, que teve um episódio em sua homenagem em 2009, também assumiu ser um fã da série e no palco, nos bastidores do episódio, disse emocionado:"Quero vocês sempre na platéia. Fiquei muito emocionado porque sou muito fã do programa e assisto sempre". Lilia Cabral teve a série como programa favorito durante anos, tendo inclusive dito:"A Grande Família para mim é o the best. Sou fã desses atores que há tanto tempo divertem o público brasileiro de forma tão talentosa".

"Como artista, A Grande Família sempre foi um lugar que eu quis estar. As pessoas que trabalham aqui são meus ídolos, minhas referências. A trajetória do seriado é um dos momentos mais marcantes da história da televisão brasileira"

- Lázaro Ramos elogiando a série.

Regina Duarte também assumiu gostar da atração quando gravava um episódio:"Marieta é sempre incrível e foi uma emoção estar com ela. E ainda pude rever o Nanini! “A grande família” já é um cult. Quando vi no roteiro que esse seria o 440º episódio percebi que os números do programa são estratosféricos". Outra que participou da série foi Grazi Massafera, que disse:"Eu sou muito fã! Sempre assisti ao programa, desde que ele entrou no ar pela primeira vez. Então é uma honra fazer essa participação". Para Márcio Garcia, que disse sentir saudades e que assistia sempre, a série foi um divisor de águas:"Depois deles, vieram vários outros [programas similares]. Foi incrível, isso é uma unanimidade", disse elogiando a qualidade do texto e dos atores. Thalita Carauta também elogiou, colocando a série entre os seus favoritos e dizendo:"É um retrato muito bem feito de uma família suburbana. É fiel à realidade e de muita qualidade". Gregório Duvivier elegeu a série como um dos cinco programas para morrer de rir dizendo: "Os anos passam e continua excelente. São os melhores atores do Brasil, com ótimos diálogos e enredos surpreendentes". Zeca Pagodinho, último intérprete da música de abertura da série, lamentou o fim da série, demonstrando carinho pela mesma. Mariana Ximenes disse amar o programa e que "A família Silva se tornou a família de todos nós brasileiros". Eliane Giardini, disse assistir a série e demonstrou felicidade ao participar "de um programa com tanto êxito".Glória Pires ficou lisonjeada ao ser convidada para fazer o último episódio e elogiou a série:"Fiquei emocionada, feliz e honrada por terem lembrando de mim" e ainda elogiou o roteiro, por sua ideia de continuidade.

Outros artistas que também tem a série como um dos programas que mais gostam de ver: João Miguel, André Gonçalves, Alexandra Richter, Samantha Schmütz e Marcos Veras.

A série, em seu último episódio, teve repercussão nas redes sociais, situação que já vinha ocorrendo com frequência. No Twitter, a série alcançou de seis a sete palavras-chave na lista das dez mais citadas. Nome dos atores e dos personagens ficou entre os tópicos mais comentados, com a hashtag #AGrandeFamília ficando por horas nos trends. Este episódio derradeiro também alcançou os trending topics (assuntos mais comentados) mundiais, com a hashtag "#PraSempreGrandeFamília". A comoção foi grande entre os internautas, que se sentiram saudosos e tristes pelo fim da série. Atores da série, e outros famosos, também comentaram na internet. Na página do Facebook da Rede Globo, 13 posts foram publicados alcançando o incrível número de 14.238.976 pessoas, o que resultou em 1 milhão de curtidas, 34.335 compartilhamentos e 26.125 comentários.

Um crossover ocorreu no primeiro episódio de Chapa Quente, série criada por Cláudio Paiva, um dos roteiristas de A Grande Família. O personagem Mendonça (Tonico Pereira) fez uma participação especial, aparecendo no salão "Marlene's Hair" e contracenando com os personagens Marlene (Ingrid Guimarães) e Genésio (Leandro Hassum).

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 29/08/2019
Código do texto: T6732437
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.