A Grande Família - Controvérsias

Mesmo que os produtores tenham a preocupação de não desrespeitar os telespectadores, algumas controvérsias foram iniciadas através de alguns episódios. O episódio "Vide Bula" foi duramente criticado pela classe farmacêutica. Chegou a ser também alvo da crítica, no entanto, em comentários da internet, muitos defenderam o episódio como um alerta aos maus profissionais.

Outro episódio foi o da 9ª temporada "A Marcha". No episódio o debate sobre a legalização, ou não, da maconha, tomou conta dos personagens. Um debate que foi apoiado principalmente por aqueles que apoiam a legalização.

A maior problemática, no entanto, foi fora das câmeras. No meio da 12ª temporada, um desentendimento entre os atores Guta Stresser e Pedro Cardoso colocou em cheque o futuro da série. Pedro teria dito que Guta é péssima atriz, que a atura há 12 anos e que ela trabalha bêbada. Após isso, Guta teria ameaçado se demitir, o que fez com que a equipe fizesse uma reunião emergencial. Para completar o clima, que as manchetes espalhavam, Guta ainda escreveu no twitter:

“ Estou cansada de mentiras, covardias e injustiças. A verdade prevalecerá. Minha consciência está em paz ”

A Globo se pronunciou e considerou o momento como uma briga de trabalho, que os dois tem um ótimo relacionamento e que foram trabalhar logo após o acontecimento. Uma nota saiu pelo colunista Flávio Ricco, dizendo que os dois não eram mais amigos, mas sim "colegas de trabalho" e que estavam colocando o profissionalismo acima de tudo. Os atores, por serem reservados, não entraram nesse assunto.

"Houve um pequeno desentendimento que poderia ter acontecido fora do trabalho. A gente já se acertou, mas houve todo esse alarde porque aconteceu em um ambiente de TV. O que aconteceu foi muito menor do que acabou sendo retratado. O desentendimento aconteceu na semana passada, na quarta-feira. Estávamos gravando uma externa e era uma cena de uma passeata. Tinha muito, muito segurança. E a gente discutiu como a gente já discutiu outras vezes."

- Guta Stresser sobre briga entre ela e Pedro Cardoso.

Tempos depois Guta quebrou o silêncio e explicou o ocorrido. Ela ainda pediu respeito ao programa que começou a trabalhar e que é longevo. Ainda declarou nunca ter ido trabalhar alcoolizada. Lúcio Mauro Filho entrou em defesa dos colegas de profissão, e amenizou a situação com a seguinte declaração: "Estresse eu vejo há 12 anos, somos uma família, um programa, tem estresse todo dia. Tudo que acontece na Grande Família, por ser um programa muito querido, repercute de uma forma maior, mas está tudo ótimo". O intérprete de Tuco ainda disse em outra ocasião que já ocorreram outras brigas, mas que o grupo passou por cima logo em seguida. Ele garantiu que a confusão foi distorcida e que o resto do elenco apareceu para acalmar os ânimos.

Uma suposta confusão acabou saindo no final dessa mesma temporada, entre os atores Marco Nanini e Tonico Pereira, mas não teve repercussão, nem notas esclarecedoras, o que não dá para garantir a veracidade da notícia. No entanto, após toda essa problemática enfrentada, o elenco voltou para a 13ª temporada disposta e com o objetivo de uma vida longa para a série, mostrando ter dado a volta por cima. E pela primeira vez, após nove meses, Pedro Cardoso comentou na coletiva de apresentação da 13ª temporada, sobre o ocorrido com Guta Stresser, e deu um ponto final dando a entender que tudo estava bem entre os dois:

“ Uma vez, teve um boato que eu e o Luiz Fernando Guimarães tínhamos brigado. Na ocasião, ele disse uma frase belíssima: 'Irmãos brigam'. Apesar de ser um trabalho público, a dinâmica interna do trabalho é privada. Então me reservo ao direito de manter a minha privacidade sobre o assunto ”

Um novo problema iniciou após o anúncio da 13ª temporada. Começou a ser noticiado, que entre as novidades da nova temporada, os personagens dos atores Lúcio Mauro Filho, o Tuco, e Thiago Lacerda, em participação especial, terão o primeiro beijo gay da televisão brasileira. Essa cena começou a dividir telespectadores, alguns acreditando que seria apelação da emissora, já que o programa retrata uma família tradicional. Entretanto o beijo já existiu, inclusive na própria série. Na 1ª temporada, no episódio: "Isso é Coisa de Homem?", Tuco faz uma peça sobre Romeu e Julieta, em versão gay. No final Tuco beija o outro ator, interpretado por Gabriel Gracindo, em participação especial.

Na última temporada, uma nova controvérsia foi criada: a personagem Lurdinha, de Maria Clara Gueiros, tornou-se evangélica, mas que caía em tentação facilmente, o que levou a crítica de alguns religiosos.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 29/08/2019
Código do texto: T6732443
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.