A Grande Família - Audiência

A série é uma das campeãs de audiência da Globo, sendo considerada como a de maior sucesso da emissora desde o ano 2000. Em sua primeira temporada, os índices ainda eram modestos por ser exibido às 23 horas, chegando a competir com o sucesso Show do Milhão, ganhando, empatando e perdendo algumas vezes. Obtinha entre 20 e 27 pontos, com uma média anual de 22 pontos. Na segunda temporada, com a troca de horários, graças ao apelo do público e da equipe, a série passou a ter 35 pontos de média e 56% de share (número de aparelhos ligados), chegando a competir com a novela das oito, programa mais visto da televisão brasileira, tendo números iguais ou um pouco maiores. Na terceira temporada os índices aumentaram ainda mais, consolidando no top 10 e disputando com o Jornal Nacional pela segunda colocação dos programas mais vistos. Com a perda do ator Rogério Cardoso, a equipe reprisou um episódio em sua homenagem, que alcançou 45 pontos de audiência. Nesse ano a série obteve 46 pontos de média e 68% de share. Na quarta temporada a série continuou a ver seus números crescendo, assustando os programas que competiam com ela, como o programa do Ratinho, que chegou a ter 8 pontos contra 50 pontos da família Silva. Nesse ano a série teve 45 pontos de média e 64% de share. Na quinta temporada, o programa começou a bater recorde atrás de recorde chegando em uma oportunidade a 44 pontos de média e picos de 58, com um share de 66%, segundo o IBOPE na Grande São Paulo. Nesse ano de 2005, a série encerrou a temporada com uma média de 45 pontos de média e 65% de share. Na sexta temporada a série conseguiu mais uma vitória, conquistando o título que já vinha competindo a um tempo: o de programa humorístico mais visto da televisão brasileira. Título esse que foi retirado, de um modo oficial, do programa Casseta e Planeta, quando a série passou a ter ibope alto chegando a registrar 44 pontos consecutivos. Na sétima temporada, após lançar um filme de sucesso, a série mostrou a sua força já na volta da série, com 39 pontos de média e 60% de share, mesmo resultado da então novela das oito Paraíso tropical. Nesse ano conquistou 35 pontos de média.

Na temporada de 2008, a oitava, a série continuou sendo sucesso de público e crítica, entretanto seus índices começaram a cair. Na sua estreia a série teve 31 pontos de média. Nesse ano a média foi de 29 pontos de média. Na nona temporada, os índices voltaram a subir, e recordes voltaram a ser quebrados. A série finalizou naquele ano com 33 pontos de média. Completando uma década no ar, a série voltou a cair nos índices, mas dessa vez estabilizando a sua audiência e mesmo assim, sendo considerada um sucesso por manter-se entre 25 e 29 pontos, o que para um programa longo ainda é muito, já que é ainda é a segunda atração mais vista. Nesse ano a série fechou com 27 pontos de média. Em 2011 a série voltou a bater recordes chegando a 30 pontos de média e 47% de participação e fechou a temporada com a média igual a temporada anterior: 27 pontos. Na décima segunda temporada, a série voltou com tudo, registrando índices altos, tendo a maior audiência da linha de shows e índices maiores que as do ano anterior. Os índices foram altos em muitos episódios, entretanto alguns episódios sofreram quedas o que prejudicou na média final desse ano: 24 pontos de média. Na estreia da temporada de 2014, a última, a série marcou 21 pontos e 35% de share caindo 6 pontos da novela das 9. A série marcou seu pior índice no sétimo episódio da última temporada: apenas 18 pontos. A culpa foi dada a novela das 9, Em Família, que vinha entregando com baixos índices aos programas seguintes. Mas a série começou a mostrar reação, até atingir índices mais altos, como o recorde da temporada de 23 pontos e 42% de participação. Mesmo assim, a série encerra com a temporada final sendo a de menor audiência, contudo, os índices são considerados muito bons, pois a emissora sofre uma queda de audiência em toda a sua programação e a série continua no TOP 5, programas mais vistos, com índices maiores que as novelas das 18h e das 19h. O programa ainda foi um dos que menos perderam audiência na emissora em relação a sua estreia: apenas 10% de público perdido, enquanto a trama das 9 perdeu três vezes mais. Seu último episódio rendeu 22 pontos de audiência com picos de 25, o segundo maior índice do dia, atrás apenas da novela das 21h, que fechou com média de 30.

Os índices anteriores são de São Paulo, mas no resto do país, os índices são ainda maiores. Enquanto em São Paulo, no ano de 2007, a série conquistava 38 pontos, no Rio de Janeiro obtinha 36 pontos de média e 57% de participação e no Distrito Federal 44 pontos de média e 65% de participação. No sul, a série registrou em 2010 uma média de 40 pontos. No Rio Grande do Sul, na décima primeira temporada, os episódios foram assistidos por mais de 4 milhões de telespectadores, sendo que 63% são do sexo feminino, com cerca de 89% do público do programa pertencendo às classes A, B e C e 77% sendo maiores de 18 anos. No final de 2011, em Florianópolis, a série foi o terceiro produto mais assistido no ano, perdendo apenas para a novela das nove e o Jornal Nacional e na frente de Tapas & Beijos e RBS Notícias. Em Santa Catarina, a estreia da décima segunda temporada registrou 34 pontos de audiência e 67,6% de participação. Esses índices de audiência e participação da estreia são 10,7 vezes maiores que os índices da segunda emissora colocada No Recife, a estreia da décima segunda temporada rendeu 27 pontos de média e 56% de participação, com média de 583 mil telespectadores e audiência 2,7 vezes maior que a emissora segunda colocada. Em Goiânia, a série conquista 30 pontos de audiência. A estreia da décima terceira temporada, no Rio Grande do Sul, fez com que a série alcançasse 41,1 pontos de audiência e 65,3% de share, ficando no top semanal em 2° lugar, com uma diferença de menos de 4 pontos da novela das nove. No Rio de Janeiro, a estreia do 13° ano também ficou em segundo lugar com 32 pontos de média e uma diferença de 8 pontos da principal novela da Globo, e no decorrer da temporada os índices continuaram estabilizados entre 28 e 33 pontos, perdendo algumas vezes apenas para a novela das 9. Em Florianópolis a série conquistou 33 pontos e 64,2% de share em seu 5° episódio, e continuou com esses índices nas semanas seguintes ficando entre 32 e 35 pontos até o fim da temporada. Em Belém do Pará a temporada de 2013 terminou com média alta, tendo nos meses finais média de 35 pontos, 56% de share com 722.904 telespectadores do estado ligados na série. Em Recife, a temporada 2013 terminou com 25 pontos de audiência e 58% de participação, com cerca de 3.914.106 telespectadores. Neste mesmo ano, a série alcançava em João Pessoa 44,2 pontos.

A estreia da décima quarta e última temporada, fez a série obter 24 pontos e 44% de share no Rio de Janeiro, e em Florianópolis o programa entrou no TOP 5 com 33,3 pontos e 59,9% de share ficando um pouco atrás da novela das 9 e do Jornal Nacional, e estes índices permaneceram ao longo da temporada. Em Recife, os dois primeiros episódios de 2014 obtiveram 27 pontos de audiência com média de 55% de participação, elevando os números do ano anterior. Ainda em Recife, a série continuou com índices altos, encerrando o ano com média de 524 mil telespectadores por episódio. No Rio de Janeiro os índices ficaram entre os 22 e 28 pontos com 42% de participação. Até baterem o recorde, da temporada final, de 29 pontos com 54% de share, índice que foi repetido no último episódio, sendo a segunda atração mais vista do dia perdendo apenas para novela das 21h, que ficou 7 pontos na frente. Na média da semana final, a diferença entre a novela das 9 e da série foi ainda menor: 32 e 29 pontos, respectivamente. Terminando como uma das atrações mais vistas da emissora.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 29/08/2019
Código do texto: T6732448
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.