O Filme Da Grande Família

Após seis anos de sucesso na TV Globo, o seriado A Grande Família, assistido semanalmente por 30 milhões de pessoas, foi transportado para as telas dos cinemas, numa parceria entre a produtora Globo Filmes e a distribuidora Europa Filmes. O longa estreou em 26 de janeiro de 2007.

Somente em 2004, o diretor da série Maurício Farias, juntamente com o roteirista e produtor Guel Arraes, decidiram realizar a empreitada de transpor o seriado para o cinema. E não foi nada fácil, segundo os realizadores, achar a melhor maneira de adaptar uma série televisiva para a tela grande, sem se distanciar do universo criado no programa. A intenção deles era construir uma história mais aprofundada, inovadora, sem perder as características principais do seriado.

Cláudio Paiva ficou encarregado do roteiro, adaptando o seriado para os sets de filmagem. Segundo ele, o projeto levou muito tempo para ser decidido devido a falta de um argumento realmente determinante, que os 30 minutos na TV não pudessem mostrar. O roteiro foi elaborado para trazer mais intimidade entre os personagens e o público.[315] O autor ainda explicou o tom melancólico existente no filme como sendo uma homenagem a Rogério Cardoso, que faleceu em 2003:

“ A morte do Rogério teve muita influência para mim como roteirista. Ele era um grande colega nosso, e tivemos de lidar com a morte dele. No velório, as pessoas nos cumprimentavam, como se fôssemos mesmo da família dele. Somos um grupo de comédia que foi jogado ao drama. Perdemos parte de nossa inocência. É a mesma coisa que acontece com o Lineu, quando ele passa a rever a vida dele, e percebe que não tem o controle sobre tudo, durante o funeral do amigo dele ”

Com Marco Nanini, Marieta Severo, Pedro Cardoso, Andréa Beltrão, Guta Stresser, Lúcio Mauro Filho, Tonico Pereira e Marcos Oliveira do elenco original juntam-se Paulo Betti e Dira Paes em participações especiais.

O enredo é narrado em três situações. Ao voltar do enterro de um colega de repartição, Lineu passa mal e vai ao médico, onde faz um exame e descobre que tem uma mancha no peito. Deprimido e com a certeza absoluta de que vai morrer, ele esconde sua situação da família e cancela a tradicional ida ao baile aonde começou a namorar Nenê. Sem entender as atitudes estranhas do marido e passando a acreditar que está sendo traída, ela decide convidar um ex-namorado para ir à festa. Toda a grande família Silva fica abalada com os fatos. Pressionado por todos os lados e sem saber o que fazer, Lineu tenta, de três maneiras diferentes, evitar que a família sinta sua morte. A família, por sua vez, é atingida diretamente pelas atitudes, algumas hilárias e outras mais dramáticas e trágicas.

Em sua semana de estreia, o filme conseguiu bater o recorde de 2 Filhos de Francisco, com cerca de 300 mil espectadores, conseguindo também superar “blockbusters” estrangeiros como a comédia Uma Noite no Museu, que ficou em segundo lugar, o suspense Déjà vu, em terceiro, e o candidato ao Oscar Babel, em quarto. O filme tem 104 minutos de duração e alcançou um público de mais de 2 milhões de espectadores. José Guerra é o diretor de fotografia, enquanto a direção e produção de arte são assinadas por Marcos Flaksman e Eduardo Feijó. O figurino dos personagens é de Cao Albuquerque, direção musical de Branco Mello, trilha incidental e produção musical de Marcio Lomiranda.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 29/08/2019
Código do texto: T6732450
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.