A Grande Família - Final da série

A série sempre enfrentou o encerramento desde sua concepção, já que era apenas uma homenagem à primeira versão. A morte de Rogério Cardoso também provocou boatos do fim. Porém, desde 2007, ocorrem especulações sobre quando a série iria terminar de fato. O elenco teria começado a pensar sobre o futuro de seus personagens, entretanto o final não ocorreu no fim da sétima temporada. Nos anos seguintes, jornais não pararam de noticiar possíveis datas do final, que eram prontamente negadas.

Com o fim da 13ª temporada, os boatos começaram a sair com mais força com a notícia iniciada pelo jornal O Globo. Notícias contavam que 2014 seria a última temporada, com episódios especiais e em grande estilo do início ao fim da 14ª temporada. Contudo, como nos últimos anos, a emissora ainda permanecia em dúvida quanto a retirada da série, porém, não apenas a assessoria de imprensa da Globo confirmou o término em 2014, como a atriz Marieta Severo também:

“ A gente está parando por um acordo do elenco com a emissora. Estamos saindo como sempre sonhamos sair, com o programa no seu auge de excelência e qualidade. ”

No dia 17 de março de 2014, a equipe da série realizou uma coletiva de imprensa para oficializar a última temporada do programa. No encontro, foi revelado que o desfecho vem sendo pensado há dois anos, mas adiado graças ao sucesso com o público e o fôlego no texto. Para os redatores Adriana Falcão e Mauro Wilson, a temporada final foi bem planejada para não decepcionar os telespectadores e que é assustador escrever os últimos momentos da série que talvez seja a mais importante da TV brasileira. Adriana ainda disse: "Eu me sinto fazendo parte de um momento histórico e isso vai ficar para sempre marcado na minha vida. Está sendo uma linda temporada em que vamos aprofundar os personagens psicologicamente". Max Malmann, redator da série, fez uma carta a um jornal que dizia: "Ao final (da coletiva de imprensa), posamos todos para uma última foto. Atores, diretores e autores. A família é grande. Sempre vai ser". O elenco não só revelou algumas novidades no enredo dos 23 episódios finais, como desabafou em relação ao futuro deles na emissora. Lúcio Mauro Filho disse que, junto com a Globo, os atores estão pensando com cuidado sobre futuros trabalhos dos atores na emissora. Tonico Pereira declarou que achava que "o programa poderia existir por mais tempo", mas o diretor de núcleo, Guel Arraes, completou falando que foi um consenso o final da série, pois o elenco queria fazer outros projetos na emissora, além de teatro e cinema que eles já faziam: "Conseguimos programar esse final de forma madura. Embora a gente fique triste, mas deixar saudade é um bom sinal".

"Tive uma imensa felicidade de encontrar a Guta. Em 14 anos tivemos situações que resolvemos imensamente bem, ela é minha grande parceira. São coisas raras, como Pelé e Coutinho."

- Pedro Cardoso sobre sua companheira de série, Guta Stresser.

Guta Stresser se emocionou e chorou ao relembrar de seu primeiro trabalho na TV, dizendo que o programa "mudou a sua vida". Os desafios no convívio também foram citados; Marco Nanini disse: "Soubemos atravessar e vencer a rotina. Me deixa feliz saber que terminamos bem". Guta Stresser e Pedro Cardoso mostraram mais uma vez que a briga nada mais foi que um desentendimento. O ator elogiou sua parceira de trabalho: "Há 14 anos Guta tem sido minha grande companheira"; A atriz concluiu o pensamento sobre a briga, perda do Rogério Cardoso, que foi lembrado pelo elenco, e o fim:

“ Claro que há um medo de ficar estigmatizado, mas a força dessa alegria de interpretar essa personagem é tao maior, a resposta do público nas ruas, as pessoas se sentem da nossa família. É como perder um ente querido, passou pela perda do Rogério, aquele desentendimento entre mim e o Pedro, mas nunca nenhum drama que a gente viveu abalou nosso amor e alegria de fazer esses personagens. Gratidão ao público que foi fiel e aos personagens. ”

"Como sabemos que em breve estaremos nos despedindo, entramos numa lua de mel. Qualquer desgaste foi enterrado. Posso dizer que hoje minha relação com o Pedro está até melhor do que antes."

- Guta Stresser sobre relação em set de filmagens com Pedro Cardoso.

No dia 2 de abril, na apresentação da programação da Globo, o anúncio do fim da série foi considerado o ponto mais alto da noite. O elenco foi aplaudido de pé pelos convidados. Miguel Falabella, aproveitou o momento e disse, da plateia que "A Grande Família' é um programa imortal". Um teaser do último ano foi exibido e Zeca Pagodinho, que passou a cantar na última abertura da série, mostrou a nova versão da música. No dia seguinte, uma semana antes da estreia, o grande público viu a edição dessa festa e ficou sabendo do fim da série, que segundo uma enquete que perguntava qual a atração da Globo é a mais aguardada, a última temporada da série venceu com 70,46%, ganhando em disparado. Após o primeiro mês de exibição a série venceu mais uma enquete que perguntava qual havia sido a melhor estreia de abril e a série venceu as demais atrações com 87,88% de preferência do público.

No dia 24 de junho, a notícia de que Agostinho iria morrer assustou e revoltou os telespectadores, que não aprovaram esse fim. Porém tudo foi esclarecido ao ser revelado que era uma paródia de Auto da Compadecida, que mais tarde virou uma homenagem devido a morte do autor da obra original: Ariano Suassuna. Guel Arraes e Adriana Falcão, que participaram da minissérie O Auto da Compadecida, mais os demais autores da série, fizeram modificações para esta homenagem póstuma.

"Temos a sensação de despedida a cada cena que a gente faz. No Dia das Mães, olhei e falei 'caraca! é o último Dia das Mães'. Estamos terminando do jeito que sempre sonhamos, que é com um programa muito bem acolhido pelo público, com muita qualidade, se renovando. Então, a gente sempre falou 'é terminar assim"

- Marieta Severo em entrevista ao Vídeo Show.

Em 22 de agosto, uma sexta-feira, Deborah Secco revelou que faria parte do último episódio da série e que a sua participação teria "alguma coisa a ver com a Bebel (Guta Stresser)". No domingo, as gravações do último episódio começaram e, aos poucos, notícias sobre quem faria participação na final foram surgindo, como Daniel Filho, Fátima Bernardes e Tony Ramos. Na segunda o projeto continuou, mas com a presença de jornalistas. Os atores convidados apenas escutaram a gravação feita com os atores fixos, para só então gravar a mesma cena, já familiarizados com os personagens, tomando como base a cena "original". Na terça-feira, Luana Piovani surpreendeu a todos com fotos em seu Instagram que insinuavam que ela e mais outros atores (Tony Ramos, Glória Pires, Lázaro Ramos, Deborah Secco, Alexandre Borges, Marcelo Adnet e JP Rufino) seriam a nova versão da família Silva, o que revoltou os telespectadores que não aprovaram a troca. Era mais uma notícia pela metade, pois a "nova versão" é uma metalinguagem que vai acontecer no último episódio da série:"Claro que tentei aproximar minha interpretação da dela(Marieta Severo), mas ao mesmo tempo precisávamos deixar aquela pequena distância para lembrar ao público e à própria família Silva que o que estávamos fazendo era um seriado dentro do seriado", revelou Glória Pires. Na quarta-feira, as gravações foram sendo encerradas e Guta Stresser se despediu no Instagram dizendo estar com o coração "tomado de saudade". Marco Nanini disse que "foi um fim muito pra cima" e que todos se entregaram ao projeto vivendo tudo que tinha para viver. Ele ainda acrescentou que achou bonito os atores convidados terem aceitado prontamente. Marieta Severo e Andréa Beltrão gravaram na quinta-feira uma cena do reencontro de Nenê e Marilda. Marieta chorou e a equipe no set se emocionou junto, com todos registrando os momentos finais em fotos.

A intérprete de Nenê chegou a declarar que após tantos anos de convivência, a despedida era um momento especial, mostrando-se saudosa em muitas entrevistas, mas feliz por ter terminado no auge. Marco Nanini disse que iria viver de "luto" após Lineu, elogiando os colegas de trabalho os chamando de educados e dizendo que foi uma sorte trabalhar com eles. Luto, inclusive, é um sentimento que a equipe da série sentiu, segundo Nanini e Marieta. Lúcio Mauro Filho elogiou a todos os colegas de trabalho ao dizer que não se acomodaram, lutando pela qualidade do projeto que viu seu ibope subir durante anos, chamando a equipe de uma "segunda família". Pedro Cardoso disse que não sentia vontade de chorar, mas de sorrir e que carregaria os momentos, na série, em sua lembrança. Tonico Pereira disse que sentiria saudade das gravações, de seu personagem e de seus colegas de trabalho e elogiou o roteiro do último episódio: "Vai ficar para minha vida o tempo inteiro". O diretor-geral, Luis Felipe Sá, encerrou dando esperança aos fãs da série:"A Grande Família teve a primeira versão nos anos 1970, a segunda nas décadas de 2000 e 2010. Quem sabe não vem uma terceira em breve? Ou um segundo filme?" A equipe fez festas de despedida após as últimas gravações e, ao fim do programa, o elenco passou a descansar a imagem, para o público desvinculá-los dos personagens, mas com a promessa da emissora de novos trabalhos na casa.

"Foi muito bom. Fizemos meia temporada no ano passado, meia temporada nesse ano. Foi para acostumar. E também porque o público pede para que a gente continue, mas 14 anos está bom, né?!"

- Marco Nanini em entrevista ao Vídeo Show.

Com o término da série, dentro da emissora muitos acreditam ser impossível encontrar um produto tão longevo e que mesmo assim conquiste tanta audiência. Mas a emissora já busca um substituto, com os redatores do programa Divertics. Este novo projeto deve conter elementos que fizeram da série dos Silva um sucesso: personagens suburbanos, com um elo familiar e forte apelo junto às classes C e D

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 29/08/2019
Código do texto: T6732454
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.