Quem foi Euclides da Cunha?

“Temos sido um agente nefasto e um elemento de antagonismo terrivelmente bárbaro da própria natureza que nos rodeia”.

Dentre outras atividades, também foi escritor professor, filósofo, historiador, sociólogo, jornalista, engenheiro, geógrafo, dentre outros. Foi Patrono da cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), eleito em 1903.

Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha.

Ou simplesmente EUCLIDES DA CUNHA. Jornalista que cobriu em 1897 a Guerra de Canudos (ou o massacre de Canudos).

A sua grande obra OS SERTÕES, foi lançado em 1902, há 117 anos, para configurar como uma das maiores e mais importantes narrativas sobre o fato que escandalizou o mundo.

Alheio a historia (AO MENOS É O QUE DEMONSTRA) que marcou a vida, a obra e o pensar desse escritor, a Prefeitura Municipal (da Primeira capital do Brasil), escandaliza a história e seus historiadores e desrespeita o nome desse famoso personagem a olho nu, quando ali no bairro da Graça, grafa uma placa de rua com o nome EUCLYDES DA CUNHA. Nunca e jamais foi registrado (Pelo menos até onde pesquisei informativos sobre ele) o acento do seu nome com a letra Y. É um erro grave, pois se trata da historia patrimônio, cultura e informação.

Em respeito á memoria do escritor, queiram por gentileza, consertar esse erro que fere a memória da figura de EUCLIDES DA CUNHA.

Carlos Silva

Poeta, cantor e compositor, Mestre de culturas populares.

CARLOS SILVA POETA CANTADOR
Enviado por CARLOS SILVA POETA CANTADOR em 02/09/2019
Código do texto: T6735216
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.