KIRIMURÊ - A lenda

Homenagem aos 518 anos da Baía de Todos os Santos

Reza a lenda – dizem ser de origem tupinambá, um povo habitante de Pindorama antes dos bolsomínions tomarem o poder – que no Sétimo Dia Deus, em vez de descansar, montou num pássaro de plumas brancas e saiu a cavalgar pelo Universo, admirando a sua criação. Ao passar pela Via Láctea, avistou o planeta Terra, que ainda não se chamava Terra, e se encantou pela beleza do pôr do sol em certo lugar do Hemisfério Sul (também a Terra que não era Terra ainda não havia sido dividida ao meio) e decidiu que ali fincaria a pedra fundamental do que Ele projetara como Paraíso. Ao adentrar o espaço terrestre, o pássaro não resistiu ao atrito com o ar e despencou em queda livre e morreu. As asas gigantes do pássaro se transformaram em praias belíssimas e o último pulsar do seu coração abriu uma grande e profunda depressão na terra, que foi inundada pelas águas marinhas, formando uma baía paradisíaca que os tupinambás chamaram de Kirimurê!

Muitos milênios depois, mais precisamente em 1º de novembro de 1501, Américo Vespúcio batizaria de Baía de Todos os Santos, apesar de que, quando o sol se põe, a gente tem a impressão que a baía é de todos os deuses e de todas as lendas.

Muito antes de morrer, meu compadre José Baiana, pesquisador do Tupy antigo, a pedido desse escriba, escreveu o seguinte:

“Muita gente pensa que a baía era denominada “Kirimurê” pelos índios Tupinambá que viviam no seu entorno. Um grande engano. Kirimurê não é uma palavra da língua tupi. Kirimurê é a grafia errada de “Karamuru” escrita por escribas franceses desavisados. Na realidade, a Baía de Todos os Santos sempre foi denominada Paraguaçu (Paragûasu) pelos Tupinambá que habitavam o seu entorno e a Ilha de Itaparica. “Paragûasu” em tupi tem o significado de “Grande Rio Caudaloso” ou “Mar Grande” como ainda é denominada a sede do Município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. E Paraguaçu (Paragûasu) também é o grande rio que deságua na baía”.

Obrigado, meu compadre! Descanse em paz ao lado de Olorum.

https://www.youtube.com/watch?v=Q6bLIrxJDOY&feature=share&fbclid=IwAR0nOcsGyw5SQYl-3xqirPijSE7dCxDkvt57owmurLcF0fdAc4kCh5NNhvo (clip acidental)