MODERNIDADE REVERSA E VISÃO FUTURISTA

Estamos em algum ano da década de 80, final de semana e resolvo passar de sábado para domingo em um frigorifico e abatedouro, com um amigo que era responsável pelo sistema de refrigeração das câmaras fria. Chegamos no final da tarde, e depois de passar por todos os painéis de controle e checar o estado das câmaras, fomos até o refeitório jantar. Ao terminar a janta fomos conhecer as instalações do frigorifico na parte do abatedouro, ele então começou a me explicar todo o processo, o abate, a entrada do boi na esteira, a retirada do couro, e o processo de desmembramento, com cada parte sendo direcionada para outra esteira em que cada funcionário seria responsável por uma determinada parte ou órgão, ficando somente os quartos traseiro e dianteiro na esteira principal, onde era inspecionado pela vigilância sanitária e levados para as câmaras fria.

Hoje o processo deve ser bem mais moderno, mas naquela época por ser a primeira vez que que vi aquelas maquinas e esteiras, achei tudo muito prático.

Voltando para casa me encontro com seu Valdemar, que me pergunta onde havia passado à noite. Não só lhe respondi como também com riquezas de detalhes contei tudo o que vi, em termos de modernidade com relação ao abate de bois, falei dos equipamentos, das esteiras e até das câmaras frias, lhe expliquei todo o processo, e ele ouviu atentamente e depois de um intervalo e algumas baforas no cigarro, fiquei esperando alguma pergunta que poderia me fazer. Mas depois que ele me falou algo, até tentei não cair na gargalhada, só que foi inevitável, ele olhou para mim e disse:

- Meu filho, mas você é muito besta, isso tudo que você me disse não me deixou nem um pouco curioso e impressionado. E concluiu:

- Talvez eu pudesse até ficar espantado com essa modernidade, mas se...

Foi ai que me preparei para ouvir o que viria após o “mas se”, e ele saiu com essa:

- Eu ficaria impressionado se o boi depois que fosse morto e já esquartejado e dependurado, alguém gritasse lá de fora: - Hei, não é esse não!! E o operador da máquina rapidinho apertasse um botão, e as esteiras começassem a voltar, e os funcionários fossem colocando as partes, e o boi fosse voltando o que era, e quando chegasse no início da esteira e fosse solto, quando caísse, levantasse assustado, e saísse na carreira fazendo Huuuumooooooommmm!!!

Elton Portela
Enviado por Elton Portela em 25/02/2020
Reeditado em 19/07/2023
Código do texto: T6874026
Classificação de conteúdo: seguro