O ADESTRADOR DE RÉPTEIS

Estamos no final do verão e a terra por aqui está seca, as plantas na chácara, que nem diz seu Valdemar, só faltam falar pedindo água.

Depois de tomar aquela garapa de cana passada no engenho manual, recebo um convite que não posso recusar, diria que não tenho essa opção, pois, o convite era uma intimação. Meu pai me chama até o posso e diz:

- Vamos cavar - Vou pegar uma corda e um balde que preparei, vou descer e vou cavar e encher o balde, quando eu der o sinal você puxa pra fora o barro, entendeu?!

O poço estava com pouca água e já não tinha o suficiente para aguar a horta e as plantas menos resistentes a sede. E assim fizemos, passado mais ou menos uma hora e depois de várias baldeadas de barro, seu Valdemar quase que atolado na argila, o trabalho parecia ter aumentado, e para encher o balde o sufoco era maior, a água agora barrenta ainda dificultava mais ainda o rescaldo, o que praticamente obrigava a trabalhar quase que no tato.

O poço havia desbarrancado no inverno, quando com as fortes chuvas chegou a transbordar, e com isso aumentou sua área quase que o dobro, o que nos obrigou cavar um poço dentro do poço.

Notei que de vez em quando, seu Valdemar reclamava de um pau que havia retirado umas poucas vezes do meio do serviço de escavação, com aquela paciência que lhe era peculiar ele assim xingava:

- Caramba que esse pau, já está aqui de novo.

Até que de tanto lutar com o pau, ele resolveu retirar e me disse:

- Filho, me veja a outra ponta da corda, que vou amarrar esse pedaço de pau e você puxa aí pra cima.

Sem demora lhe mandei a corda, ele então começou a procurar o pau, com a água toldada e os braços atolado na lama, até que o encontrou e ao suspende-lo veio a surpresa, era um pequeno jacaré de aproximadamente uns sessenta centímetros, que já havia levado tanta pazada que parecia estar grogue. Ao retira-lo o jacaré já havia passado desta.... Fiquei pensando ao ver aquele animal morto...

Ele era um sobrevivente dentro daquele poço, mas não resistiu aos métodos de adestramento de seu Valdemar.

Elton Portela
Enviado por Elton Portela em 02/05/2020
Reeditado em 18/07/2023
Código do texto: T6935601
Classificação de conteúdo: seguro