FESTA DO DIVINO DE PIRACICABA (Série Ode Casa) ROBERTA LESSA

UM ODE À CONGADA DO DIVINO DE PIRACICABA

- Gente de fé ao Sagrado que há muito é devota e frequenta regularmente as atividades voltadas ao louvor à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade;

- Gente de posturas políticas que por interesse diversos optaram pela defesa desse já reconhecido e tradicional bem imaterial secular de Piracicaba que é nossa Festa;

- Gente que se organiza e labuta em irmandade, batalhando muito pela estrutura da festa desde há muito, nos meses que a antecede e depois dela ocorrer; e que muito fazem para sua realização anual;

- Gente que se fora, e que fizera da festa e que nos transmitiram seus saberes que ficará na memória histórica, afetiva e efetiva se cuidarmos vive e sobreviverá eternamente se houver o real comprometimento de todos os envolvidos;;

- Gente que tece arte em toda parte dos festejos e se traduzem em mantenedores dos ritos, mitos e memória dessa tradição, num esforço para sua continuidade, manutenção e principalmente para que seja retomada suas características sem perder a essência que move o real sentido da Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo de Piracicaba.

Enfim evito propositalmente citar nomes específicos, para evitar pecar pelo esquecimento de tantos que anonimamente ou não lutam pela Festa. Então cito o Sagrado que está à frente de tudo, dentro de cada um de nós, ao redor de nossa comunidade, acima de nossos saberes, dizeres e fazeres e abaixo, nos alicerces de cada um de nós, devotos.

Importante salientar que a Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo de Piracicaba, cidade interiorana do estado de São Paulo, abarca muitos bairros, cidades, nações e em Piracicaba não há diferença nessa questão, pois envolve todos os devotos que chegam de muitos lugares e se reúnem nos dias de hoje no entorno da Capelinha do Divino, próximo ao Rio Piracicaba, que aglutina muitas pessoas que pedem graças, agradecem pedidos alcançados, sentem curiosidades pela festas, até pessoas que desacreditam, mas que sentem necessidade de fazerem parte, e isso é belo de mais da conta, isso é Divino.

Nossa Festa é um elo Sagrado que estabelece essa forte conexão da humanidade com um dos mais plenos símbolos de conexão com nosso Deus Maior.

Que nossos governantes abram sim seus corações e desempenhem seu papel cuidando dentre outras manifestações culturais, de todos os nossos patrimônio imateriais , de nossas riquezas culturais enraizadas desde há muito em nossa nação e em Piracicaba desde antes mesmo do período oficial de povoamento.

Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 18/05/2020
Código do texto: T6950873
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.