A linda, forte e profunda historia do missionário Daniel.

A linda, forte e profunda historia do missionário Daniel.

Os atos antigos e saudosos do meu coração contam a linda, profunda e forte historia do missionário Daniel.

Em minha adolescência recebemos em casa a visita do missionário Daniel, ele era de um pais da África, não me lembro do nome do local.

Logo de começo missionário Daniel se mostrava uma pessoa pra lá de chata e sem desconfiometro.

Éramos da assembleia de Deus uma igreja muito rigorosa na doutrina e usos e costumes, e missionário Daniel era da assembleia de deus africana, veio ao Brasil em uma pequena missão evangelística e ficou em nossa casa.

Minha mãe deu o quarto que era meu e da minha irmã Ester para ele dormir.

A igreja era de rigor, mas meu pai comprou uma tv porque gostava muito de noticias do jornal e minha mãe se encantou pelos programas de culinária e alguns programas do dia a dia... O missionário Daniel ia para a igreja dar umas conferencias, e quando chegava em casa a gente assistindo a TV ele dava ordem para desligar a tv, ele dizia: Desligue essa tv missionário Daniel chegou...Um tanto irritada minha irmã desligava, enfim ele era visita e ficaria por uma semana que para nós parecia dez anos... Minha irmã e eu depois de tomar banho íamos ao nosso quarto para nos vestir, trancávamos a porta por causa da visita que poderia chegar e entrar no quarto sem aviso prévio... Já umas três vezes a gente se vestindo depois do banho missionário Daniel chegava e batia na porta do nosso quarto e falava que queria entrar, a gente abria a porta e missionário Daniel falava: Meninas vocês tem que sair do quarto porque Missionário Daniel chegou, e não pode ter moça dentro do quarto que missionário Daniel esta... E a gente sorria para missionário Daniel fingindo simpatia e saiamos surtando de irritação.

Nos primeiros dias a visita de missionário Daniel foi um tanto corrida por causa dos seus ensinamentos na igreja, mas quando faltavam uns três dias para missionário Daniel voltar para os seus pais ele conversavam com a gente e percebi a profundidade da sua sabedoria no Evangelho.

Sentado a mesa nas horas do almoço e do jantar missionário Daniel comia bem pouquinho, como um passarinho, e a gente falava, come mais irmão Daniel, pode comer o quanto o senhor quiser, e o que ele disse me cortou o coração... Ele disse que no lugar onde ele morava a comida era muito escassa e todos comiam bem pouco para não faltar e meu pai lhe disse então aproveite e coma bastante: E missionário Daniel disse: Não posso acostumar meu estomago com muita comida, porque o nosso estomago é como um elástico, se eu comer muito aqui sentirei falta da comida la em minha terra e ficara pior para mim... Segurei as lagrimas

Três dias antes de partir, missionário Daniel sentou se junto com agente a contar a sua historia de evangelismo em sua cidade, ele disse que a igreja era embaixo de uma grande arvore e conforme a posição do sol as pessoas se reuniam embaixo dela para ouvir as pregações e as pregações tinham que durar o tanto que a sombra da arvore permanecia, porque o sol era praticamente escaldante... Pessoas vinham de outros vilarejos ate ali a escutar a palavra de DEUS, as pessoas chegam com alegria, mesmo com os pés sangrando porque não tinham calçados e os pés dos irmãos se marchavam nas pedras e assim acontecia com as crianças que embaixo da mesma arvore aprendiam a ler e escrever com a filha de Missionário Daniel, os dedinhos das criança sangravam e ficavam com a pele irritada por escreverem na terra e afilha do missionário Daniel ensinava pegando na mãozinha de uma por uma das crianças e assim elas aprenderam a ler e a escrever, e as aulas duravam também conforme a sobra da arvore.

Missionário Daniel era muito sábio, muito inteligente e sabia falar 5 idiomas, inglês, espanhol, húngaro, romeno, francês e nos provou isso, ele era chamado para até morar em um desses países, mas ele não queria, ele queria ficar lá na África porque ele era o que tinha mais conhecimento da palavra a passar para as pessoas e ele disse que queria se desgastar por CRISTO assim como Apostolo Paulo se desgastou por CRISTO e se desgastar por amor das almas das pessoas do local, muitas vezes era chamado de burro por causa disso... Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado. 2 Coríntios 12: 15.

Andava a pé até chegar a outras vilas distantes a pregar o evangelho do reino e chegava muito cansado porque sua idade já era na casa dos 80 anos e pediu para a nossa igreja se pudéssemos lhe dar uma bicicleta mesmo que velha só para ele não chegar tão fatigado e poder evangelizar melhor e teve a sua bicicleta nova para ir até os vilarejos distantes.

Missionário Daniel nos contou sobre as torturas que sofreu pelo evangelho, ele disse que os soldados lhe puseram em posição de helicóptero, posição de helicóptero, e amarrar os pés e os braços da pessoa para traz, vira la de bruços e ficar com a barriga no chão e assim ficava por um dia inteiro e as vezes colocavam ele de braço encima de um concreto quente, ele nos mostrou a deformidade em sua barriga pelas queimaduras do concreto fervendo... Certas vezes amarraram um animal em suas costas e o fizeram andar por um bom tanto de estrada com o animal pesado amarrado em suas costas era um jegue já ficando na fase adulta e pesava 78 quilos... Faziam isso não só com Missionário Daniel, mas com muitos cristãos do local... E o pior vem por ai, certa vez, levaram missionário Daniel em um poço raso, mas cheio de fezes, e lhe afundaram ali e tiraram, ele disse que lhe afundaram ali por algumas vezes seguidas e retiravam, e na ultima retirada o soltaram e deixaram ir para casa, o sol escaldante e ele de fezes até o a cabeça e cabelos, andou por muito tempo até chegar em casa, a família preocupada, ele disse que quando a chegou e apareceu na porta de sua casa todos se assustaram e correram, seus filhos saíram até pela janela da pequena casa, passavam de dois em uma janela só... ! E ele gritou sou eu seu pai o Daniel, ele estava irreconhecível e o mau cheiro insuportável, a esposa o levou pra fora onde tinha um chuveiro com agua escassa e um pedaço de são de pedra, ela disse que ficou bastante tempo embaixo do pequeno chuveiro a tirar as fezes que estavam grudadas em sua pelo, ele disse que quase desmaiava com o fedor, levou dois dias pra tirar tudo aquilo e ficar limpo de novo.

Depois que vi em nosso quarto ele dormia no chão mesmo tendo a cama e falei o senhor tinha que ter dormido na cama e não no chão e ele me disse que seu corpo era acostumado com as durezas da vida e seu colchão era fino, duro e cheio de caroços, e se ele dormisse em minha cama ou na cama de minha irmã ele iria sentir se acostumar com o colchão mais macio e sentiria falta dele quando estivesse de novo em seu colchão duro e cheio de lombada, então como aqui tudo não é eternos e por coisas que ele não podia ter e nem comprar, ele não queria nem experimentar pra depois não sentir falta, e suas palavras me levaram as lágrimas e lhe dei um abraço bem apertado como o abraço de uma filha a um amado pai... Ele me disse aqui é tudo passageira filha, meu corpo esta acostumado com as durezas desse mundo e dessa vida e me citou a linda, forte e profunda passagem bíblica que diz: Aqui é uma leve e momentânea tribulação comparada com o peso de gloria mui excelente que nos aguarda a qualquer momento... Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. 2 Coríntios 4: 8... Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. 2 Corintios 4: 17, 18

Missionário Daniel sofreu muito pregando a palavra, ele era torturado, humilhado, mas um belo hino da nossa harpa cristã em uma de suas estrofes diz que: Quem no coração for mais ferido mais daquela GLORIA a de ter, e nas alturas santas ninguém voa sem as asas da humilhação.

Isso já faz muitos anos, eu tinha uns 15 anos nessa época e missionário Daniel tinha seus quase 80 anos, hoje estou com 51 anos e guardo essa visita em meu coração. Missionário Daniel já esta na GLORIA com O SENHOR, esta desfrutando do conforto do céu, seus pés cansados com a sola dura e sangrenta de tanto andar descaço pelas ruas da África, hoje andam por ruas de ouro e seu corpo descansa em massagens de banhos do mar de cristal... Seu descanso agora é eterno, o corpo glorioso trabalhara lá no céu, mas lá o corpo é revestido e mesmo em afazeres é um descanso para os que já estão la.

Missionário Daniel esteva na cova dos leões desse mundo, enfrentando as feras anti cristãs, mas combateu o bom combate, guardou a fé dentro do coração e encerrou a carreira da vida.

Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. 2 Coríntios 4:8

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2 Coríntios 4:7

Amém.

Por: Rute Rodrigues Pimpim

Biarutte
Enviado por Biarutte em 24/06/2020
Código do texto: T6986328
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.