DIA DO MÉDICO(A) 2

 

 

A homenagem que se quer ver, sem ser aquela que leve em conta o profissional e a profissão como exemplos, deverá direcionar-se para as que não dependem muito de conhecimento propriamente dito, mas sim de conseqüências das atitudes que foram tomadas, do livre arbítrio de cada um, que dependerá apenas da maturidade ou do momento.

 

Existem mães que abandonam os filhos, outras que os maltratam, jogam-nos nos esgotos e privadas, entretanto estas não serão as mães citadas no Dia das Mães, quando se procurará mostrar suas características imaculadas.

 

Da mesma forma, todo tipo de pai pode ser listado. Pais bêbados, pais que estupram, matam, esfacelam; pais que são suicidas. Estes, porém, são exceções que não serão incluídas ou citadas no dia dos Pais. Não são para eles as homenagens.

 

Convém lembrar que o dia das Mães é uma data criada  a  propósito do movimento comercial, assim como o dia dos Pais. Maio e agosto estavam no calendário como pontos de desequilíbrio no ano, incapacitantes  para manter vivo o comércio envolvido.  

 

Já não se pode dizer de 18 de março e de 18 de outubro. O dia da Mulher e o do Médico fundamentam-se em dados históricos. O primeiro no massacre do incêndio provocado, o segundo por ser o dia de São Lucas, a maior proximidade de Jesus na histórica presença gravada nos evangelhos.

 

Dessa forma, não estarei aqui dizendo de falsos médicos, atores canastrões da medicina, de profissionais mal-humorados, incultos e desequilibrados, arrogantes, agressivos, incautos e inexperientes, temerários e tresloucados.

 

Estarei assim dizendo: Para mãe e pai, entenda-se a definição que constar no dicionário, esta servirá como base. Cada um complete a sua com o emocional próprio. 

 

Para médico e para mulher, algo mais que o verbete que é definido, aquilo que a sua consciência colocar na sua definição. É possível não generalizar.

 

Para as médicas, a soma das duas.  

 

 

                                             José Carlos De Gonzalez

                         quinta-feira, 18 de outubro de 2007

 

             Veja os textos   “18 de março”  e  
                
                                           “ DIA  DO  MÉDICO” , 
      
                                                  do mesmo autor.

José Carlos De Gonzalez
Enviado por José Carlos De Gonzalez em 18/10/2007
Reeditado em 18/10/2007
Código do texto: T699682
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.