HOMENAGEM AO MÉDICO BRASILEIRO

HOMENAGEM AO MÉDICO BRASILEIRO

A medicina é a área em que está inserido o médico. Medicina deriva do latim (medicina) e tem como sinonímia a arte e ciência de evitar ou curar doença, ou de paliar seu(s) efeito(s), bem como o sistema medicinal; aquilo que remedeia um mal; socorro, auxílio. Existem algumas citações da medicina e soa como divisões, tais como a medicina interna (clínica médica). Medicina legal a que aplica os conhecimentos médicos às questões jurídicas. Medicina nuclear e o ramo da medicina em que, com fim diagnóstico ou terapêutico, se aplica sofisticada tecnologia nuclear proveniente da física, química, engenharia entre outros. Medicina ortomolecular(De ort(o)- + molecular; é relativo à, ou que objetiva restaurar, em nível molecular, as concentrações e funções das substâncias presentes normalmente no organismo. O profissional que exerce o dom da medicina é chamado de médico ou mais carinhosamente doutor. A medicina é a ciência que investiga a natureza e a origem das doenças do homem de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando assim a saúde das pessoas. A palavra deriva do verbo latino (mederi) que significa curar e tratar. A ciência surge de forma experimental, como resultado de experiências com técnicas ainda rudimentares (como tomar banho frio para baixar a febre, por exemplo). Desenhos rupestres mostram que na pré-história o homem já reconhecia algumas doenças e o efeito terapêutico de plantas curativas, além do calor, frio e luz solar. Somente no final do século é que se inicia a medicina moderna com o estudo da anatomia humana.

Em 1543, o médico André Vesálio publica "A organização do corpo humano" com descrições e detalhes do corpo humano, representando um grande avanço na medicina ainda incipiente. Para conceber a obra, André usou a técnica de dissecação de cadáveres, tendo sido, por isso, condenado à morte pela Inquisição. Como toda profissão o médico também tem seu dia, que é comemorado no dia 18 de outubro. Antes de se ater no dia do médico queremos colorir essa matéria falando do pai da medicina. Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, nasceu na ilha de Cos, 460 anos a.C., tendo pertencido ao ramo de Cos da família Esculápio (ou Asclepíades) por descendência masculina. O termo esculápio é igualmente empregado para designar os médicos em geral, na medida em que pratica a arte de Esculápio (ou Asclepios), o Deus da medicina na época clássica. Na sua origem, o termo restringe-se aos filhos de Esculápio, Podalira e Machaon, personagens famosos, ambos os médicos, e seus descendentes. Fundador da família, Esculápio era conhecido por seu grande saber médico de acordo - com muitas ou algumas biografias, Hipócrates era seu décimo - nono descendente e o vigésimo a partir de Zeus. O avô de Hipócrates, também médico, chamava-se Hipócrates, mas nunca alcançou a fama daquele que se tornou conhecido como o pai da medicina. Até hoje os recém-formados fazem o juramento de Hipócrates no dia da colação de grau, no qual promete exercer a medicina com ética, seriedade e respeito aos pacientes. Profissional da saúde, injustiçado muitas vezes, mal remunerado, mas sempre com boa vontade e dedicação lidando com enfermos, doentes e em companhia de outros integrantes do sistema de saúde. Nessa arte, os médicos vão colocando em dia os problemas de saúde da população, através de consultas, exames, operações e outros modus operandi fazendo o que juraram, após suas formaturas.

O dia 18 de outubro foi escolhido como "dia dos médicos" por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. São Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antioquia. Viveu no século I d.C., desconhecendo-se a data do seu nascimento, assim como de sua morte. Há incerteza, igualmente, sobre as circunstâncias de sua morte; segundo alguns, ele teria sido martirizado e vítima da perseguição dos romanos ao cristianismo; segundo outros - morreu de morte natural em idade avançada. Tampouco se sabe ao certo onde foi sepultado e onde repousam seus restos mortais. Na versão mais provável e aceita pela Igreja Católica, seus despojos se encontram em Pádua, na Itália, onde há um jazigo com o seu nome, que é visitado pelos peregrinos.

O "dia dos médicos" é comum a muitos países, dentre os quais Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. No Brasil acha-se definitivamente consagrado o dia 18 de outubro como "dia dos médicos". Se quiseres saber mais sobre os profissionais de saúde entre em contato com Joffre M. de Rezende que tem o e-mail jmrezend@cultura.com.br. Aqui queríamos ressaltar a figura do grande médico cearense Adolfo Bezerra de Menezes nasceu na antiga Freguesia do Riacho do Sangue (hoje Jaguaretama), no Estado do Ceará, no dia 29 de agosto de 1831, desencarnando no Rio de Janeiro, no dia 11 de abril de 1900. Ficou mundialmente conhecido como os médicos dos pobres, pois a caridade, a fraternidade e amor a profissão era o seu forte. Aos dedicados profissionais da medicina independente da especialização, nossos mais sinceros parabéns. Que a profissão abraçada seja abençoada por Deus e Jesus Cristo, o homem de Nazaré, no trabalho incansável de grandes profissionais de branco, da paz e do amor. Que esse dom seja um ponto forte e as energias positivas sejam repassadas na medida em que formos de encontro a um desses grandes profissionais. Já que o mal nasce de nós como vem e quando vem, bendita seja a pessoa que apóia s força do bem. Virtude alta e sublime ninguém quer viver sem ela: é a liberdade, no entanto, que existe muito cautela. Para quem pensa e trabalha em benefícios reais qualquer barulho atrapalha silêncio nunca é demais. Feliz dia dos médicos a todos os profissionais que exerce a medicina com amor, dedicação, fraternidade, caridade visando sempre o bem e a saúde de seus pacientes.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 18/10/2007
Código do texto: T699738
Classificação de conteúdo: seguro