O Senhor dos Palcos

Em um dia de intensa exultação, comemorado por todo mundo para homenagear a alegria de ser criança, um fato que marcará a arte do Brasil para sempre ocorre como lhe era previsto... Morre Paulo Autran, o senhor brasileiro dos palcos. Nascido em 7 de janeiro de 1922, no Rio de Janeiro, Paulo Autran mudou-se cedo para São Paulo, onde passou a maior parte de sua vida. Estudou Direito na capital paulista por influência do pai - que era delegado de polícia - e formou-se na Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1945, inicialmente pensando em ser diplomata. Desapontado com a profissão de advogado, participou de algumas peças teatrais amadoras, tendo sido convidado a estrear profissionalmente com a peça Um Deus dormiu lá em casa. Após seu primeiro êxito comercial, Autran resolveu largar a advocacia e passou a se dedicar exclusivamente à carreira artística, dando prioridade ao teatro, sua grande paixão. Chegou a atuar em alguns filmes e telenovelas, mas é no palco que desenvolve sua arte e se tornou conhecido. Na televisão uma de suas cenas mais lembradas é de sua interpretação na novela Guerra dos Sexos que contracenava com Fernanda Montenegro. Sua última atuação no cinema foi no filme O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias em uma participação especial. Ele interpretou o avô do menino. No último ano antes de sua morte ele havia passado por diversas internações, por conta de um câncer de pulmão. O tratamento (com rádio e quimioterapia) não o impediu de seguir atuando em "O Avarento" - e nem de seguir fumando, até quatro maços de cigarro por dia. E em meio tantos risos, surgem na tarde do dia das crianças, lágrimas de saudades e notícias da imprensa informam a morte do senhor de 85 anos, cheio de vida, de arte, teatro e cena.

Douglas Tedesco
Enviado por Douglas Tedesco em 19/10/2007
Reeditado em 25/10/2007
Código do texto: T700798