OS ANJOS DO SENHOR

OS ANJOS DO SENHOR

Os anjos do Senhor não têm asas, nem trombetas, mas estão entre nós.

Como seres alados que são, muitas vezes utilizam os inventos dos homens para realizarem suas missões.

O mais veterano dos pilotos brasileiros, o senhor VERNER GRINBERG hoje com 90 anos de idade é sem dúvida um desses anjos.

Nascido na Letônia em 1910, fez o seu primeiro voo em 1941 e é portador da licença nº 1751 expedida em 1932 para estrangeiros.

Oficialmente piloto há 45 anos, mas na realidade há 58 anos.

Segundo palavras do próprio Grinberg, está encerrando a sua carreira de piloto neste ano 2000.

Fundador da Vila de Monte Verde, situada no município de Camanducaia em Minas Gerais, para ser mais preciso, no alto da Serra da Mantiqueira.

O nome da vila tem motivo óbvio: verdes montanhas é o significado de Grinberg (em português, monte verde).

O piloto e o empresário Grinberg sempre tiveram a companhia do Grinberg dedicado a Deus, através de demonstrações práticas de amor ao próximo.

Em 1947 comprou um Stinson Voyager de quatro lugares e um ano depois começou a realizar viagens a Rincon Del Tigre, um ponto perdido na selva Boliviana, onde a Igreja Batista da Letônia acabara de fundar uma missão. Levava e trazia missionários.

Grinberg conta que hoje, na missão de Rincon Del Tigre os 17 alunos do início já chegam a 300 e que logo deve começar a funcionar o curso colegial.

Isso, no meio da selva, onde o único meio de acesso é o avião.

Ele transportava os doentes e produtos básicos.

Foi 62 vezes á Bolívia.

Piloto voluntário das missões batistas, nesse trabalho missionário dos ares sempre recebeu uma mãozinha do Criador.

Voltando da Bolívia no comando de um PA12, o motor parou.

Conta Grinberg: “Achei uma clareira no meio do mato e consegui aterrissar por milagre em algo assim como 120m, sem quebrar o avião.

Aproveitando a luz do dia, desmontei o carburador e achei uma peneira entupida com fios de camurça.

O problema era que eu não poderia decolar numa pista curta.

Andei pelos arredores e achei mourões recentemente cortados e fios preparados para erguer uma cerca, sinal que havia gente nas proximidades. À noite, cheguei a uma cabana de caboclos, que se assustaram pelo fato de eu ter andado desarmado num lugar tão cheio de jaguatiricas.

No dia seguinte, três deles me ajudaram a ampliar a clareira para que eu pudesse decolar”.

Modesto, o veterano dos pilotos brasileiros parece ter realizado um dos grandes sonhos de ser humano, subjugando à sua vontade o tempo e o espaço.

Os anjos do Senhor não têm asas, nem trombetas para anunciar a sua chegada, mas estão entre nós.