Parabéns Campos Belos

Por Nemilson Vieira (*)

Parabéns aos que no passado chegaram e lutaram… No tempo em que a nossa cidade ainda era simplesmente uma ilha, no ermo, abraçada de morros por todos os lados. Com muito trabalho e suor a desbravaram, a povoaram.

Tudo de bom aos que ainda vivem nesse encanto de cidade!

CAMPOS BELOS

Terra da minha infância, juventude, melhor idade; de muitos amigos, amores, desamores… Com estes alegrei-me, entreti, sonhei, dececionei-me, aprendi; cresci como pessoa, sobrevivi.

Por alguns daí já chorei, de lágrimas. Mesmo sem parentesco. Que fiquem na boa lembrança, àqueles que nos foram (e são) tão queridos…

CAMPOS BELOS

As suas muitas histórias construídas no relacionamento da sua coletividade; — boas ou não, precisariam ser contadas por seus próprios moradores. Rememoradas, resgatadas, perpetuadas, difundidas. Deixadas a outras gerações como exemplo de resiliência, superação.

Seria bom sabermos mais sobre o nosso lugar. Os pioneiros de todos os seguimentos das profissões… Da construção, daquilo que herdamos dessas abnegadas pessoas. Homens, mulheres, jovens… Que enriqueceram a muitos com os seus trabalhos, saberes, costumes, crendices, cultura… Geraram o progresso.

Assim, entenderíamos com mais profundidade e precisão, como viveram; o bem que fizeram ou não; os seus modos de vida.

Sabedores da história as teremos com a honra que lhes forem devidas.

Memórias existem para serem lembradas, preservadas, propagadas. Tem o seu merecido valor.

O que aprendermos com elas (as memórias) carregaremos pela vida a tirar proveitos.

Sigamos a repassar as sabedorias que recebemos daqueles com quem convivemos. Muito ainda há de ser feito na nossa caminhada…

CAMPOS BELOS

A população que compôs (e compõem) a sua história, provocaram-lhe um rápido crescimento. — Em múltiplos aspectos…

Os seus filhos, habitantes, caminheiros, simpatizantes são provas do seu galopar constante rumo ao desenvolvimento; a dias melhores.

As suas belezas geográficas, naturais nos encanta; nos surpreende a sua desenvoltura política, econômica, social…

CAMPOS BELOS

O comparo como um filho crescido que se tornou grande de um dia para o outro; com cabeça de adulto.

Famílias de várias origens, credos e etnias

contribuíram (e contribuem) sem medida, para o seu progredir sem fim. Tornaram-a uma cidade promissora.

De um comércio frenético, intenso; gado de corte, de leite, de cria, agronegócios em franca expansão. — Comércio forte.

Siga com responsabilidade o seu caminho Campos Belos, a ostentar uma economia dinâmica, cheia de vida e próspera. É assim que lhe quero ver.

Que o Poder Público, os legisladores, a comunidade local, continuem a se mobilizar sem descontração, no que tange às

implementações de Leis e políticas ambientais e culturais, plausíveis.

Melhorem a mobilidade e os espaços de convivências dos seus habitantes. Aprendamos a respeitar ao próximo, a natureza.

Que nós, o seu povo estejamos sempre de bem com a vida; sustentáveis nas nossas ações de respeito e cuidado com o mundo à nossa volta. — Mostremos mais humanidade!

Atrair às pessoas de todas as partes ao nosso lugar; no exemplo e no olhar de gentileza urbana, que bem sabemos ter de longas datas. Em hegemonia acolhedora, civilizada.

Compartilhemos da alegria de viver e do estar juntos, nessa comunidade…

CAMPOS BELOS

Pareceu-nos ter alcançado a plena maturidade quando completou, em 2018, os seus 64 anos de emancipação política.

Uma cidade com essa idade, ainda é uma criança. Como tal, precisa de muita atenção e carinho dos seus moradores, gestores públicos; para continuar saudável, a gerar a todos, paz, saúde e bem estar… Que carecemos.

Amo esta cidade onde fincamos raízes, a partir de 1965/69… É parte da nossa história de vida que me faz bem.

O que fizermos por ela hoje, refletirá de maneira positiva ou negativa; no presente e no futuro.

Busquemos o melhor que temos para ela como merecimento… Não a pensemos somente no que ela possa no proporcionar na nossa caminhada rumo aos nossos desejos. — Sejamos protagonistas das mudanças que queremos para a nossa cidade.

CAMPOS BELOS

É como um filho ilustre, que transpôs fronteiras e tornou-se conceituado no mundo…

Assim é a nossa cidade, no seu caminhar constante rumo ao seu norte; na globalização das coisas que vivemos.

Continua a se fazer notada, admirada e amada por muitos, em outras praças também.

Resta a nossa gratidão, aos que, esplendidamente fizeram e fazem a sua história acontecer nos seus domínios e além dele.

A sua população do passado e do presente, se esforçaram e se esforçam no sentido de vê-la cada vez mais elegante, notável, amada, bonita…

Mesmo com poucas forças e recursos — de toda ordem — os seus abnegados administradores municipais e moradores, a tem levado à patamares de sublime grandeza.

De tudo o que aconteceu e acontece de melhor, em prosperidade, enlevo, nessa terra — boa de se viver —, de gente amável com fama de hospitaleira e de um extraordinário calor humano, é motivo

de muito orgulho.

Parabéns Campos Belos!

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental, Acadêmico Literário.

(05:12:18)