23 de outubro. Dia do Aviador e da Aviação.

Na data de 23 de outubro de 1906 o homem conquistava o espaço, através do brasileiro Alberto Santos Dumont.

Logo após esse importante acontecimento, o Brasil se interessou pela viabilidade da aplicação prática da aviação. Ela poderia constituir o meio mais eficaz para unir os diversos núcleos populacionais do país e do continente. Já em 1915, o Brasil utilizava aviões para fins bélicos e em 1922 era empreendido o primeiro vôo comercial na rota Rio de Janeiro - Nova Iorque.

No ano de 1927, as empresas aéreas Condor ( posteriormente, Cruzeiro do Sul ) e Varig implantavam não apenas o serviço regular de passageiros, mas ainda o de correio aéreo, para o qual imprimiam seus próprios selos. Ainda em 1927, outros pioneiros da aviação, como Ribeiro de Barros e Newton Braga, fizeram a travessia entre Gênova e Santos no avião “ Jahú.”Em 1930 foi instituído o Correio Aéreo Nacional. 1941 foi o ano em que através do Decreto-lei nº 2961 houve a criação do Ministério da Aeronáutica.

Vinte anos depois, o Grupo Executivo da Comissão Nacional de Atividades Espaciais, subordinado ao Conselho Nacional de Pesquisas, iniciava a realização do programa espacial brasileiro. A base de lançamentos de foguetes situada em Barreira do Inferno, próximo de Natal, no Rio Grande do Norte, executa, em coordenação com a FAB, um plano destinado, principalmente, a pesquisas meteorológicas. O problema de comunicação constitui outro alvo das atividades espaciais brasileiras. A estação rastreadora em Fortaleza está colaborando nos programas internacionais. O Centro de Projetos Espaciais, em São José dos Campos, dispõe dos mais modernos equipamentos.

Fonte: O Brasil através dos Selos, da Editora Bloch.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 22/10/2007
Reeditado em 22/10/2007
Código do texto: T705193