Homenagem a João Guimarães Rosa

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Ainda repercute a homenagem dos 50 anos da morte do escritor mineiro, João Guimarães Rosa.

O evento se deu no Plenário wlysses Guimarães, na Câmara dos Deputados em Brasília (DF).

A Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes (ANELCA) e Academia de Letras do Brasil Região Metropolitana de Belo Horizonte (ALB/MG/RMBH), se fez presente por alguns dos seus representantes literários e sócio honorário, o escritor e acadêmico da Academia de Letras João Guimarães Rosa da Polícia Militar de Minas Gerais (ALJGR/PMMG), o SGT, Cláudio Cassemiro.

A prefeitura local como parceira no processo da divulgação da literatura e da cultura no município e fora dele, por meio da Secretaria de Educação; informa à população, no seu site oficial, sobre a relevância das entidades culturais citadas, e do evento, na Capital Federal — para Minas Gerais e para o país.

A matéria pertinente ao evento foi postada no site oficial da Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves(MG), em (27:09:17):

“ANELCA 2017 — SESSÃO SOLENE

Cinquentenário de falecimento do grande escritor mineiro João Guimarães Rosa.

Foi realizada uma Sessão Solene no dia 13 de setembro do corrente ano, no Plenário Ulisses Guimarães, na Câmara dos Deputados em Brasília.

A cerimônia seria no dia 22 de novembro, data do seu falecimento, mas foi antecipada por questões de agenda.

A Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes — ANELCA encaminhou dois representantes que participaram da solenidade, sendo os acadêmicos, Sr. Vladimir Alves e o Sr. Nemilson Vieira de Moraes que fizeram uso da palavra na referida cerimônia.

Os textos literários do Presidente da ANELCA professor Mauro Morais (Homenagem a João Guimarães Rosa) e do Acadêmico Nemilson Vieira de Morais (Rosas de Minas e do Mundo) foram publicados num caderno temático distribuído na Sessão Solene e serão publicados posteriormente no Jornal da ONU.

A Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes — ANELCA é uma entidade que têm cumprido bem o seu papel de fomentar a literatura, ciências e artes em Ribeirão das Neves.

A cidade também sedia a Academia de Letras do Brasil/MG — Região Metropolitana de Belo Horizonte — ALB/MG/RMBH tendo como o seu Presidente o professor Mauro Morais, recentemente reeleito para o quadriênio (2017 / 2021).

Passados os 17 anos da sua criação, hoje encontramos a instituição firme no seu propósito de continuar crescendo e desenvolvendo, com um vasto número de obras literárias publicadas; coletâneas, 'site' disponível na ‘internet’, oferecimento de cursos diversificados, obtenção dos Títulos de Utilidade Pública Municipal e Estadual; convênio importante e necessário com a Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entre outros.”

“A ANELCA é um Patrimônio Público Municipal, porém pertencente à toda a humanidade”.

* Nemilson Vieira

Acadêmico Literário