Ao mestre com carinho

Que dizer do dia 15 de outubro?
Ou, o que dizer no dia 15 de outubro?

O Mundo desde sua origem,
conjuga os verbos "ensinar" e "aprender"
O homem na sua origem aprendeu;
Aprendeu o que devia e o que não devia fazer,
Aprendeu o certo e o errado,
Preferiu errar, por curiosidade somente.
Ao anseio pelo sabor do desconhecido
Aprendeu que se respeitasse a natureza
Teria seus dias alongados, porém não tolerou a curiosidade
de ve-la destruida, mesmo sabendo que pagaria caro porisso.

A natureza colocou no caminho do ignorante um ser supremo
que mesmo mudando o personagem, o enredo continuaria o mesmo.
A "mãe carinhosa eterna mestra " ensinou que o aleitamento materno
era a sua fonte de vida, que engatinhar era o prenuncio de sua longa caminhada.
A alfabetização maternal levou-o ascender a curiosidade pelo conhecimento, ao desejo de frequentar a escola.
Adentrando uma sala de aula encontrou a "eterna mestra", intitulada de tia, figura autentica da mãe, com a difícil tarefa de ensinar varios filhos ao mesmo tempo. Ela propria que ensina não sabe e nem sequer imagina que esses pequenos filhos serão profissionais amanhã. Ensinará a todos com o mesmo carinho e eles educados para a vida, se transformarão em ntelectuais.
Com certeza verá a formação de muitos deles;  lagrima nos olhos será a resposta de sua felicidade pela missão cumprida.
Nessa trajetória desfilará em sua imaginação o médico que salva a vida, o engenheiro que constroe o lar acolhedor da familia, o advogado que age com garra o desejo de justiça e  os homens públicos que sabem o que é certo ou como fazer o certo. Transcorreu o tempo e olhando à velha educadora, vemos lágrimas; não lágrimas de emoção, mas de tristeza, pois em cada segmento profissional depara com um aluno fazendo errado aquilo que ensinou fazer o certo;. a troca da vida humana por dinheiro, a construção da casa superfaturada, a injustiça sufocando a justiça verdadeira e se não bastasse tudo isso vê os homens publicos de mala cheia levando a saúde, o conhecimento, o direito e até o pão de cada brasileiro cidadão.
A querida mestra aguarda na saída para o ultimo abraço de despedida.
a querida mestra cabispaixa  voz interrompida abraça cada filho e pergunta:.
- ONDE FOI QUE ERREI?
- Mas digníssima professora, continue tua batalha, pois quem sabe alguem seguirá o teu exemplo e levará a esse mundo de meu Deus o vasto conhecimento.
E gerações futuras dignas de seu ensinamento lembrarão de ti  por um momento, numa poesia, numa musica e te honrarão com um:
_FELIZ DIA DO PROFESSOR_ e cantarão essa musica em sua homenagem para o encerramento