SOUTO MAIOR - O ESTILISTA

O ESTILISTA BEZERRENSE SOUTO MAIOR

“Para ser insubstituível, sempre se deve ser diferente”

Coco Chanel

A hora e a vez do estilista SOUTO MAIOR foram amplamente aproveitadas numa glamurosa época em que se fazia moda com amor, criatividade e primoroso sentido em interpretar e aceitar um universo como algo que se expande, se renova rumo a um infinito a partir do nada, usar listrado com xadrez, tornando fácil delinear um perfil da mulher ideal e adequada a seu estilo de haute couture. Uma criação em escala artesanal de modelos exclusivos feitos sob medida, para eventos de gala ou Black-tie, casamentos e eventos formais de alta categoria, quando se apresentam com freqüência bordados de linha, pedrarias ou metais preciosos. O nosso estilista foi até lá, venceu desafios, impôs seu estilo e tornou-se top nesta profissão exclusiva para poucos. Primeiro, Souto Maior se descobriu, se avaliou e encontrou dentro de si a real mensagem que quis passar e não deu a mínima importância para o resto. Desde cedo aprendeu a discernir como tornar uma mulher bem vestida sem necessariamente gastar alta soma em dinheiro. Soube unir a simplicidade com a sofisticação.

A ascensão do estilista Souto Maior foi meteórica a partir de sua permanência em Fortaleza quando vestiu as mulheres da alta sociedade cearense e sua fama foi num crescendo constante. Os desfiles se sucederam e o bezerrense da moda soube penetrar no fechadíssimo mundo da sociedade paulistana. Os seus feitos nessa área foram reconhecidos por muitas cidades: homenageado pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, com mérito do Poder Legislativo, Palácio Nove de Julho acompanhado com medalha de ouro; também agraciado pela Câmara Municipal de São Paulo com o diploma Gratidão da Cidade de São Paulo e da Medalha Anchieta. Homenageado como Personalidade pelas cidades de Barretos, Franca, Aparecida e Goiania, troféu Câmara Cascudo da cidade de Natal, Personalidade de Campina Grande além de troféus Qualidade Brasil (oito vezes), Qualidade Paraná; treze Super Cap de Ouro, Dedal de Ouro e inúmeros outros troféus. Coroando os seus feitos, em um evento realizado no Clube Regine’s idealizado pela Sociedade Amiga dos Museus, onde foi aplaudidíssimo cerca de 15 minutos quando retratava o lendário pintor Toulouse Lautrec acompanhado da partner a socialite Malvina Gelenni representando a Jane Avril Lautrec. Agora, em seu retiro voluntário, o Estilista Souto Maior se encontra na cidade Embu das Artes, um município da Região Matropolitana de São Paulo, na Microrregião de Itapecerica da Serra. É um município considerado oficialmente uma estância turística. Sua história curiosa lhe trouxe uma especialização contemporânea imprevista: ser uma cidade especialmente vocacionada para acolher artistas. A residência deste nosso ilustre conterrâneo tornou-se um Centro Cultural onde ocorrem eventos de alta expressão para a cidade embuense. Tive a grata oportunidade em participar de um evento ocorrido neste sítio cultural. Afirmo categoricamente que ali respira-se a clima bezerrense. O estilista Souto Maior dispõe em sua mesa comidas típicas do nordeste, bolos e biscoitos fabricados em Bezerros e um painel emoldurando A Fazenda Primavera, do município de São Miguel, distrito de Bezerros. O estilista abomina o nome de Sairé e diz que se fosse prefeito dessa cidade, conservaria o antigo nome: SÃO MIGUEL. Na entrada deste centro cultural, o padroeiro de Bezerros - São José - nos acolhe, lembrando que estamos numa espécie de embaixada bezerrense.

Para nossa alegria, o nosso ilustre conterrâneo foi agraciado com uma justa homenagem a si conferida pelo município de EMBU DAS ARTES que digitarei Ipsis Letteris o teor que segue: Câmara Municipal da Estância Turistica de Embu das Artes.

A Câmara Municipal da Estância Turística de Embu das Artes, de acordo com o Decreto Legislativo 290/2020, de 24 de junho de 2020, de autoria do Vereador Carlos Alberto da Silva Noia (Carlinhos do Embu) confere ao ilustríssimo senhor ALDO JOSÉ SOUTO MAIOR – Souto Maior – o Título de Cidadão Embuense das Artes pelos relevantes serviços prestados à coletividade cultural deste município.

Plenário Mestre Gama, 24 de junho de 2020.

Para nós, os bezerrenses, é motivo de muito orgulho ter um filho da terra que se projetou e projeta o nosso rincão no cenário nacional .

“Dinheiro ajuda a tomar café na cama,. Estilo ajuda a descer uma escada”.

Diana Vreeland

Carlos Lira

clira
Enviado por clira em 17/10/2020
Código do texto: T7089813
Classificação de conteúdo: seguro