52 anos de casados!

Meus avós, Cicero e Arlinda, celebram hoje 52 anos dos votos matrimoniais. Cinquenta e dois! Nesse mesmo dia, ele completa 74 anos de aniversário natalício. Setenta e quatro! Um ano mais velho do que o professor Olavo. Meu avô casou-se no dia do seu aniversário. Apaixonou-se pela caboclinha da minha avó, mocinha 9 anos mais jovem do que ele. Eles são exemplares vivos de uma outra época, de tempos passados nos quais os votos de compromisso entre um homem e uma mulher valiam para toda a vida. Quando criança, me fascinavam as histórias antigas sobre seus ancestrais. Meu avô é neto de um imigrante italiano que gerou uma carrada de filhos. "Me conte mais sobre o seu avô, vô", dizia eu todo empolgado, "eu não convivi com ele, meu filho", respondia meu avô, "mas o vi algumas vezes, ele não falava português direitinho, não. Certa vez, uma prima minha, bicha muito da danada, prendeu o velho dentro de um tambor e deu-lhe uma surra! Meu tio, que era surdo/mudo quis pegá-la". Que tipo de criança não gostaria de ouvir histórias assim? O sobrenome italiano perdeu-se pelo desleixo de algum escrivão de cartório analfabeto, que ele pague pela sua incompetência! -- se é que já não pagou. Minha avó, pobrezinha, é descendente dos índios de Pindorama. A beleza da cabocla arrebatou o coração do meu avô. Casaram-se antes do homem ir à lua e, de sua permanente lua-de-mel, nasceram-lhes quatro filhos. Seriam cinco, mas Deus, em sua onisciência, quis tomar Elizabeth para si. Eis os nomes: Rubens, Simone, Ricardo e Fabiana. Meu avô é um homem nobre, mais nobre do que todos os homens que conheci nesta vida. Se os espíritos de Dostoiévski e de Machado de Assis pudessem voltar e se estabelecer na consciência de um só indivíduo, ele não seria capaz de escrever um relato digno da vida dos meus avós nem se tentasse por cem anos!

Vitor Marcolin
Enviado por Vitor Marcolin em 22/10/2020
Reeditado em 24/10/2020
Código do texto: T7093805
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.