Homenagem feita pelo Google a Juliano Moreira no dia em que ele completaria 149 anos

“Inútil levantar-vos antes da aurora, e atrasar até alta noite vosso descanso, para comer o pão de um duro trabalho, pois Deus o dá aos seus amados até durante o sono.” (Salmo 126,2)

"It is useless to get up before dawn, and delay your rest until late at night, to eat the bread of hard work, for God gives it to his loved ones even in their sleep." (Psalm 126.2)

"È inutile alzarsi prima dell'alba e ritardare il riposo fino a tarda notte, per mangiare il pane del duro lavoro, perché Dio lo dà ai suoi cari anche nel sonno". (Salmo 126.2)

Publicado em quarta-feira, 15/ janeiro/ 2020

https://maeimaculada.wordpress.com/2020/01/15/tudo-concorre-para-o-bem-daqueles-que-amam-a-deus-3/

_____________

Homenagem feita pelo Google a Juliano Moreira no dia, em que ele completaria 149 anos

06/01/2021.

"No início do século 20, ele "revolucionou o tratamento de pessoas com transtornos mentais no Brasil e lutou incansavelmente para combater o racismo científico e a falsa ligação de doença mental à cor da pele".

É assim que o Google apresenta o trabalho do psiquiatra brasileiro Juliano Moreira, ao homenagear o trabalho do cientista e professor baiano neste dia 6 de janeiro, quando o nascimento dele completa 149 anos.

Moreira nasceu em Salvador, em 1872, filho de uma mulher negra que trabalhava em uma casa de aristocratas na Bahia — algumas biografias apontam que ela mesma era escrava e outros relatos mencionam que ela era descendente de escravos. Só em 1888 o Brasil aprovaria a Lei Áurea, que determinava o fim da escravidão.

Os relatos sobre a vida de Moreira destacam a condição de pobreza na origem dele e o fato de que teve que vencer fortes obstáculos para entrar na Faculdade de Medicina da Bahia aos 13 anos. Com apenas 18 anos, ele estava formado e era um dos primeiros médicos negros do país, segundo a Academia Brasileira de Ciências."

continua o texto...

______

O SOLAR OU CASARÃO DOS LUSTOSA - CERA DR. LUSTOSA DESDE 1921- DOIS PADRES OSVALDO E FRANCISCO LUSTOSA

Servo de Deus Padre Osvaldo Lustosa (1917-1962) tem o corpo enterrado na Igreja Nossa Senhora das Mercês em Sã João del-Rei, MG.

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-ciencia-e-tecnologia/6892864

https://www.bbc.com/portuguese/geral-55557894
Enviado por J B Pereira em 06/01/2021
Código do texto: T7153774
Classificação de conteúdo: seguro