Raimundo Nonato Pereira Chagas

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

UMA TRADIÇÃO

Pelo que acompanhei in loco à beira dos campos de terra nas tardes de domingo… Por relatos de ex-atletas remanescentes do passado, torcedores, comentaristas de exportes do lugar, não discordo: Campos Belos(GO) tem mesmo tradição no que tange ao futebol amador.

Desde os desbravadores, os primeiros atletas, como José Luiz(Pernambuco), Chico Pedro, Aurelino(Ninha); como os que vieram depois; o Checo, Tinô, Acilon, Roberto de Joaquim Barbeiro, Ângelo Galvão, Dário, Mudinho, Arlete, Zé Tambor, Tim do Zé Batista, Osvaldo e Dorinho do Esaú, Gilmar, Ivan e Sinval do Mirô, Mirim, Geremias, o Nonato...

VÁRIAS GERAÇÕES DE ATLETAS

Todas as gerações de atletas brilharam nos campos do lugar ou por onde se apresentaram e, como os do passado, os mais novos também deixarão os seus legados de glória com as suas participações no futebol amador da cidade.

Atualmente alguns jovens atletas da cidade fazem bonito nos gramados do mundo, em grandes equipes. Os comparo a sementes que germinaram, pelo resultado do plantio dos nossos heróis do passado, ao arvorarem a bandeira desta paixão nacional, na nossa terra, o futebol. Isso reforça o que digo na cabeceira desta matéria(sobre a tradição campos-belense do futebol amador).

NONATO

Voltemos ao atleta que dei o título deste trabalho: O NONATO como é mais conhecido no lugar e região, que nunca devia ter saído.

Com relação aos demais atletas que conheci em Campos Belos, por certo o Nonato teve uma trajetória diferenciada não por ser melhor que os outros, mas por uma maior atuação que manteve nas atividades afins. Pelas conquistas, projetos que desenvolveu nesta vertente, pelas equipes que jogou, e emoções que sentiu… Tanto dentro das quatro linhas, como jogador, e fora delas, noutras funções correlatas; que muito dignificou o seguimento exportivo de lá. O Nonato sem dúvida fora um daqueles atletas que marcou gerações por onde atuou, na cidade e fora dela.

EQUIPES QUE ATUOU

Atuou efetivamente como atleta titular nas grandes equipes de futebol amador da cidade com muita galhardia.

— Campos Belo Futebol Clube (CBFC);

— Juventude Esporte Clube (JEC);

—AAI Esporte Clube;

— Renovação Futebol Clube.

ALGUMAS DAS CONQISTAS

Fora campeão regional duas vezes pelo(Juventude) e uma pelo (CBFC). Também conquistou alguns campeonatos municipais nas várias equipes que atuou.

SINAIS DA IDADE

O tempo passa para todos e, o vigor do brilhante atleta não era o mesmo, o seu corpo já apresentava os sinais claros das limitações da idade e não atuava mais como nos bons tempos...

Novas levas de atletas surgiam ao passar dos dias e ele tornava-se menos requisitado aos grandes jogos…

FUNDAÇÃO DUM TIME DE FUTEBOL

Não baixou a cabeça e fundou a sua própria equipe de futebol master; o, Renovação (FC), nela podia jogar a vontade… Acolhia com carinho, atletas de mais idade e os com pesos acima dos 80 kg, rejeitados por outras equipes, devido a essa desconformidade.

Pelo (Renovação-FC) ainda conquistou alguns campeonatos municipais.

A DOR DA SEPARAÇÃO

O tempo, que não para de girar… Levou aperto ao peito do Nonato, ao precisar deixar a sua parentela, a sua cidade, os seus amigos, o time do coração noutras mãos e rumar a serviço, para Taguatinga(TO).

NA TERRA ESTRANHA

No seu novo ambiente, naquela terra estranha, com os seus quase 40 anos, não pôde esconder a sua paixão pela atividade futebolística. Vivia a fazer um treino aqui, outro ali… A encantar, treinadores, torcida, olheiros…

Não deu outra: logo fora convocado pelo Independente (FC) da cidade, que nunca havia conquistado um campeonato; NONATO pela experiência acumulada mudou a cara do time e por ele, fora campeão municipal duas vezes; na última decisão ganharam do Mimoso, por 2x1.

FARO DE GOL

O Nonato tinha o faro do gol mesmo a atuar ora na saga, ora nas laterais. Com a bola nos pés partia determinado, com a força dum touro rumo a saga adversária e costumava por as redes para balançar e corria para os braços da torcida, depois.

AMÁVAMOS O SEU FUTEBOL

No início da sua carreira as bolas ainda eram caras e raras; só havia uma para os treinos ou até jogos mais sérios.

tanto ele como os seus companheiros, ao errarem os seus fortes chutes ao gol, um balde d'água era jogado nos jogadores e torcida, com a paralisação do jogo. Um desgosto, uma ansiedade tomavam conta de todos!

Como gandulas íamos nós a procurar a 'bendita' bola… Se ganhasse o matagal e cruzasse a rua, sentido, Arraias, adeus bola, para nunca mais…

Não serei o único a dizer que muitos daqueles nossos atletas dos campos de terra do passado, não brilharam em grandes times do Brasil e mundo, por faltar-lhes a tão sonhada oportunidade, mas sobressaíram-se na vida como bons cidadãos, cumpridores dos seus deveres, íntegros, homens de bem e isso é o que mais importa.

UM DESEJO

Creio não ser unicamente o meu, o desejo de ver a cidade com o seu time de futebol profissional, em brilhantes atuações. Pelo seu estado e até por outros; porquê não?

Achei legal a foto de domínio público, disponível na Internet datada de 1983, que mostra a Seleção de Campos Belos, pós-consagrar-se campeã regional deste mesmo ano; figuram em pé: O Tim Batista, Zé de Paula, Neno, Barone, Rafael, César e Joasão.

Agachados: Careca, Big House (HaydnLins), Ceguinho, Sinval e Binha.

LINDO ESTÁDIO

No lugar do antigo campo de terra fora construído o lindo Estádio Municipal, na Gestão Administrativa do ex-jogador do futebol amador citado acima, o Aurelino.

UMA DÍVIDA HISTÓRICA

Há uma dívida histórica para com este cidadão, o Nonato e ao patriarca da família, o seu Chagas. Não se trata de questões económicas ou cifras monetárias, mas duma maior GRATIDÃO a eles, por tudo o que fizeram e contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade. — Possivelmente pontuarei sobre isso noutro texto.

ONDE MORADA?

O nosso saudoso e eterno atleta NONATO mora atualmente na cidade de Posse(GO), a uns 200 quilômetros de Campos Belos, mas conserva uma morada cativa, nos nossos corações, pelo muito que representa a nós, comunidade campos-belense.

Enredo com informações do ex-atleta, personagem principal.

*Nemilson Vieira

Académica Literário.

(10:01:21)