DIA DA POESIA

O dia nacional da poesia era em 14 de março, no aniversário de Castro Alves. A partir de 2015, foi sancionada a lei 13.131, que mudou a data para o aniversário de Carlos Drummond de Andrade em 31 de outubro. Ou seja, agora o dia nacional da poesia é em 31 de outubro.

O dia mundial da poesia é em 21 de março. Criado pela UNESCO, em 1999 (mesmo ano em que o site A Magia da Poesia foi ao ar), com o objetivo de estimular a produção e celebrar a poesia como forma de arte em todo o mundo. Saiba mais sobre esta data na Wikipedia.

Não importa qual o dia... Todo dia é poesia...

Dedico este poema à poetisa ESTHER LESSA que aniversaria hoje.

Poetisa, hoje é dia...

Hoje é dia da poesia.

Da poesia ou de poesia?

Da poesia ou do poeta,

poetisa?

Poetisa, qualquer dia é de poesia.

Qualquer hora é todo dia.

A poesia não tem tempo:

tem compasso, tem poeta,

tem espaço e poetisa!

Poetisa, todo dia é da poesia.

Olha a árvore crescendo,

Olha a chuva que vem forte,

Olha a grama, olha a formiga...

Olha pra fora do mundo,

olha pra dentro de ti,

olha pro outrem,

olha pro ontem...

Poetisa,

o dia todo é só poesia...

**************************************

Atendendo especial solicitação da poetisa Esther Lessa transcrevo para minha página o seu COMENTÁRIO EM DESTAQUE:

24/03/2021 23:28 - Esther Lessa

POETA ELIGIO MOURA! AINDA MUITO AGRADECIDA E FELIZ POR SUA BELA HOMENAGEM À POESIA E A MIM, VENHO PEDIR-LHE UM ESPECIAL FAVOR. VI OS COMENTS DE SEUS LEITORES, A RESPEITO DA SUA POSTAGEM. OBSERVEI, CONTENTE, QUE A MIM SE REFERIRAM COM A SIMPATIA DE SUAS ALMAS DULCÍSSIMAS. GOSTARIA DE DEIXAR A TODOS OS QUE SE PRONUNCIARAM AQUI, UMA PALAVRA DE AGRADECIMENTO PELA GENTILEZA! SERIA POSSÍVEL ,COLOCAR EM TELA, AQUI NA SUA PAGE, AS MINHAS PALAVRAS DE GRATIDÃO? FICO MUITO GRATA, POETA! DEUS O ABENÇOE!