Eclesiastes 3,12-14 e Ode de Horário: Carpe diem!

Bom descanso. O sol declina, jamais o meu amor por Jesus.

Good rest. The sun declines, never my love for Jesus.

Espiritualidade judaico-cristã

Bíblia

Eclesiastes 3,12-14

"Sendo assim, compreendi que não pode haver felicidade para o homem a não ser a de alegrar-se e fazer o bem durante toda a sua vida.

13 E, descobri também que a própria condição de comer, beber e desfrutar das recompensas pelo seu trabalho é um presente de Deus.

14 Compreendi ainda que tudo o que Deus faz dura para sempre: ao que Deus criou nada se pode acrescentar, de igual modo, nada se pode subtrair. Esse é o método de Deus para fazer com que a humanidade o ame reverentemente.…

https://bibliaportugues.com/ecclesiastes/3-13.htm

Eclesiastes 5:19

Todo homem a quem Deus concede riquezas e recursos que o tornam capaz de sustentar-se, de receber a sua porção e desfrutar das recompensas do seu trabalho, isso é presente de Deus.

Eclesiastes 8:15

Portanto aconselho que se desfrute o melhor que a vida pode proporcionar, porquanto debaixo do sol não existe nada mais feliz para o ser humano do que simplesmente: comer, beber e alegrar-se. Essa é a felicidade que nos ajudará a superar os difíceis dias de trabalho durante todo o tempo de vida que Deus nos conceder debaixo do sol!

Salmos 34:12

Quem de vós quer ter prazer na vida, e deseja longos dias para viver em felicidade?

Salmos 128:2

Comerás do fruto do teu trabalho, serás feliz e próspero.

Eclesiastes 6:2

Deus concede riquezas, bens e honra a um homem, e nada lhe falta de tudo o que poderia imaginar; contudo, o próprio Deus não lhe permite desfrutar de todos esses recursos; mas outra pessoa, vinda de outro lugar, é quem irá aproveitar dos seus haveres. Ora, isso não faz sentido, é pura ilusão e sofrimento cruel.

Eclesiastes 9:7

Portanto, vai e come com alegria o teu pão e bebe o teu vinho com o coração contente, pois Deus já se agradou do que fazes.

Deuteronômio 28:30,31,47,48

Tu te desposarás com uma mulher, porém outro homem terá relações sexuais com tua esposa; edificarás uma casa, contudo não habitarás nela; plantarás uma vinha, mas não provarás dos seus frutos.…

___________

Literatura e Filosofia latinas

A ode mais famosa de Horácio é, justamente, a que contém a celebre frase Carpe diem.

A ode número 11 é dedicada a Leucônoe, que etnologicamente significa mente branca, cabeça vazia, se aproximando do sentido zen-budista da meditação.

O poema coloca a morte como tema central. Logo no primeiro verso o poeta diz que é inútil tentar saber o que acontece após a morte.

Carpe diem aparece na poesia como uma resposta ao inerente medo da morte e do desconhecido. Já que nos é vedado conhecer a morte, o melhor é viver a vida.

____

Literatura

Frase Carpe diem

Carpe diem é uma frase em latim frequentemente traduzida como "Aproveite o dia". A expressão foi cunhada pelo poeta latino Horácio no poema número 11 do primeiro livro de Odes. Dedicada a Leucônoe, a poesia é um conselho e seu último verso é carpe diem quam minimum credula postero, que pode ser traduzido como "colhe o dia quanto menos confia no amanhã".

As Odes de Horácio

Horácio foi um filósofo e poeta romano. Ele caiu nas graças do Mecenas e passou a ser patrocinado pelo estado romano. Dentro de sua obra, as odes são as que mais de destacam, seja pela qualidade formal ou pelo modo quase filosófico que ele aborda os temas.

https://www.culturagenial.com/carpe-diem/

J B Pereira e https://bibliaportugues.com/ecclesiastes/3-13.htm
Enviado por J B Pereira em 13/06/2021
Reeditado em 15/06/2021
Código do texto: T7277573
Classificação de conteúdo: seguro