22 Anos Da Primeira Libertadores Do Palmeiras

Hoje todo palmeirense, tem o direito de comemor o aniversário de 22 anos da nossa primeira conquista da Glória Eterna, a Taça Libertadores da América de 1999.

Em 1999 o Palmeiras eliminou os fantasmas dos vices de 1961 e 1968 e conquistou a sua primeira taça na competição continental. O time conseguiu a vaga depois do título na Copa do Brasil de 1998. Na primeira fase estavam na chave o Corinthians e os paraguaios do Cerro Porteño e Olimpia. No Palmeiras, Felipão reeditava a parceria com Paulo Nunes e Arce, além de contar com Zinho, Euller, Alex, Cleber, Evair, Oséas e Marcos no grupo.

A estreia do Verdão foi no clássico com o Corinthians, e a vitória veio por 1 a 0 no Morumbi. Na sequência, dois jogos em Assunção, e vitória de 5 a 2 sobre o Cerro Porteño e derrota de 4 a 2 para o Olimpia. No returno, o Palmeiras ficou no empate em 1 a 1 com o Olimpia no Parque Antártica, perdeu o segundo Dérbi por 2 a 1 no Morumbi, e venceu por 2 a 1 o Cerro também em casa. Com 10 pontos, encerrou a fase de grupos no segundo lugar. O mata-mata colocou o Alviverde contra o Vasco nas oitavas de final. O atual campeão não foi páreo, após 1 a 1 no Palestra e 4 a 2 em pleno São Januário. As quartas de final reservaram mais dois clássicos com o Corinthians. Históricos, os dois foram jogados no Morumbi. No primeiro, o Palmeiras abriu vantagem de 2 a 0. No segundo, o rival levou o confronto para os pênaltis. Ali começou a história de santidade do goleiro Marcos, que defendeu duas cobranças e ajudou o Palmeiras a vencer por 4 a 2 e eliminar o maior rival. A semifinal foi contra o River Plate, complicada na ida no Monumental de Nuñez, pois o Palmeiras perdeu por 1 a 0. No Palestra Itália, a força da torcida fez a diferença, e o Verdão reverteu o resultado com superioridade, fazendo 3 a 0 e se classificando para a final.

Contra o Deportivo Cali, no Pascual Guerrero, o Palmeiras sofreu 1 a 0. O Parque Antártica voltou a ser determinante na volta, com 32 mil espectadores. Evair abriu o placar de pênalti, mas o empate veio em seguida. Oséas fez 2 a 1 a 15 minutos do fim e levou a final para os pênaltis. Zinho desperdiçou a primeira cobrança. A a quarta batida colombiana bateu na trave e a quinta de Zapata foi para fora. O Palmeiras se sagrava campeão da Libertadores, completando a década de ouro do clube.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 16/06/2021
Código do texto: T7280491
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.