A porta

A porta

Quando falo na porta, logo me vem em mente as portas de madeira maciça da igreja São Francisco em João pessoa. Lembro-me que ao visita-la o que me impressionou em primeira mão foram as portas. As grandes portas de madeira, lindas, exuberantes e cheirosas. Sim! cheirosas. cheirei todas as portas. Eram inebriantes. Tinham um cheiro bom de estoria antiga, madeira bem tratada, aquele cheiro poderia estar em um perfume. Certamente eu compraria. O cheiro exalava em todas as madeiras presentes na igreja, nos bancos e altares, na capela dos escravos (foi lá que sentei e pude sentir o cheiro de todos os meus descendentes). Quantas pessoas passaram por ali e tocaram e sentiram e deixaram seu cheiro também. Quando me despedi abracei aquela grande porta de entrada que cheirava e estava ali desde 1717, certamente nela meu cheiro ficou e o cheiro dela veio em mim também.

Ela

a porta é humana

poderia ser madeira

mas é humana.

A beijei

e tinha calor,

A beijei

e tinha sabor.

Ela sorria

e não parecia

porta.

Só quando fizemos amor

a descobri frigida

ou rígida

como uma porta.

Ela

a porta

é humana.

O cheiro é bom,

O calor é bom,

mas,

É porta.

Á DRICA :)

jopasi
Enviado por jopasi em 21/08/2021
Reeditado em 13/03/2024
Código do texto: T7325777
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.