Sandoval Santos Queiros: Exemplo de Engenheiro Florestal

O IBAMA em 22 de fevereiro de 2022 irá completar 33 anos!

Quase todos os pioneiros que fizeram parte de sua criação no ano de 1989 e que deram relevantes contribuições ao longo da década de 90 estão aposentados ou próximos de alcançar o tão merecido descanso da aposentadoria.

Atualmente, a segunda geração de profissionais (composta por aqueles que ingressaram nos concursos de 2003 e 2005) ocupa os principais cargos de decisão e está responsável por levar adiante esse valioso legado.

Sandoval representa bem esse grupo de servidores qualificados que tem sobre seus ombros tamanha responsabilidade.

Ele deixou sua terra natal – Brasília, vindo em 2003 para integrar a equipe da Superintendência do Tocantins, sendo protagonista desde então.

Atuou na fiscalização em dezenas de operações de combate aos crimes ambientais. Ocupou diversos cargos, tais como: Coordenador do Núcleo de Florestas e Biodiversidade (NUFLORA), Membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA), Presidente da Associação dos Servidores do IBAMA no Tocantins (ASIBAMA-TO), entre outros.

É considerado um expert na legislação ambiental e domina como poucos os conhecimentos técnicos para conservação e uso sustentável dos recursos florestais. Teve decisiva contribuição na estruturação da Política Florestal tocantinense e de diversas ações e projetos nessa temática.

Em reconhecimento ao seu desempenho e profissionalismo, em agosto de 2021 ele foi nomeado Chefe da Divisão Técnica (DITEC), que comanda a fiscalização, licenciamento, manejo de fauna, combate às queimadas e todas demais as áreas finalísticas do IBAMA.

Sandoval Queiros é uma referência como ambientalista e um dos Engenheiros Florestais mais conhecidos e respeitados do Estado do Tocantins.

As matas e florestas são o principal objeto de estudo do Engenheiro Florestal. E nesse quesito o nosso País é campeão mundial. Mogno, pau-brasil, jacarandá, sucupira, peroba, nogueira, araucária, cedro, angico, cumaru, jequitibá são algumas das centenas de espécies raras e valiosas – todas reconhecidas por suas inúmeras qualidades: dureza, resistência, formosura, durabilidade etc.

Assim como a exuberante flora brasileira, a história de Sandoval também é recheada de adjetivos e exemplos.

Ele já enfrentou grandes desafios pessoais/familiares e profissionais, mas sempre se manteve em pé, pois tem raízes extremamente fortes como as da robusta castanheira da Amazônia. Força de vontade, coragem, superação e resiliência são algumas marcas constantes em sua trajetória.

As sementes do ipê-amarelo são levadas pelo vento por longas distâncias, onde germinam, crescem e se transformam em árvores frondosas que enchem de beleza e encanto a paisagem do Cerrado. Da mesma forma são as inúmeras realizações que Sandoval tem desenvolvido no decorrer desses anos.

Os frutos do desempenho desse valoroso servidor estão bem consolidados no IBAMA e em diversas instituições públicas e privadas. É até difícil equacionar todas as contribuições que ele tem dado, pois assim como o vento não respeita divisas levando as pequenas gêmulas para longínquas terras, de semelhante modo são os bons resultados de seu ofício, que ultrapassam fronteiras e perduram no tempo.

Não tenho dúvidas que familiares, amigos, colegas de trabalho e toda a classe de Engenheiros Florestais têm muito do que se orgulhar de sua virtuosa carreira.

O Ministério do Meio Ambiente está vivenciando um momento especial, preparando-se para o concurso que irá incrementar o quadro funcional do ICMBio e IBAMA.

Certamente que esses novos profissionais que chegarão em breve terão na história do Engenheiro Florestal Sandoval Santos Queiros um grande referencial para se espelhar e, assim, seguir seus passos de dedicação e empenho na proteção da biodiversidade do Brasil!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Outubro de 2021.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior