mOReNa tOp EM cAnA (só para escritores)

//

Uma menina que corria descalça pelas ruas de Paraty, descendente de produtores de cachaça que remontam aos anos 1700, se transformou numa produtora da bebida – com a marca que virou cult. Maria Izabel, começou sua produção por conta própria. Nascida na cidade histórica fluminense, virou substantivo comum: “Vamos tomar uma Maria Izabel?” — é um convite para provar a cachaça queridinha da região. Nos bares do centro da cidade, leem-se placas “Temos Caipirinha de Maria Izabel“.

A maioria dos escritores recém-chegados na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) se rende aos sabores de sua pinga.

O alambique surgiu em 1997, quando ela decidiu investir no sítio onde morava, lugar paradisíaco entre o mar e a montanha uma casa antiga, sem energia elétrica nem estrada.

(...)

A família tem tradição no alambique. Já no século XVII, parentes seus produziam pinga em Paraty. Houve uma lacuna dolorida. O pai de Maria Izabel morreu cedo e não chegou a transmitir a técnica. Mas Maria Izabel tem o seu jeito de fazer cachaça e não pretende mudar.

(...)

Entre um mergulho no mar e um cochilo na rede, Maria Izabel participa de todas as etapas da preparação da aguardente: planta e colhe, mói a cana, destila, engarrafa e ainda rotula o produto final.

\\ ASPAS fechadas para os parágrafos acima, da história da empresária cuja narrativa completa está em:

https://mariaizabel.com.br/cachaca-e-coisa-de-mulher-empreendedora-marcia-peltier/

:::::::::::::::::::::

Comentando aqui, o Tex.

Eu morreria de bêbado e nunca saberia!

:::::::::::::::::::::

Da série: “Se beber, não me liga”