Breves palavras sobre Carl Sagan e "Contato"

Publicado na página @artereflexo, no Instagram:

Nove de novembro: um grande público celebra o “Carl Sagan’s Day”, dia do aniversário deste renomado cientista, famoso por seu ativismo na divulgação da ciência de forma acessível a todos. Carl Sagan (EUA, 1934-1996) ficou mais conhecido pela atuação na Astronomia, onde foi autor de centenas de publicações, entre elas, o romance de ficção “Contato”, um dos meus livros preferidos da vida, e que é o objeto desta singela homenagem.

“Contato” pode parecer denso, mas logo nas primeiras páginas se mostra envolvente e cativante, pois quem não se deslumbra ao olhar para o céu estrelado e pensar sobre o que vê? É nessa paixão que acompanhamos a determinada Ellie Arroway, cientista do SETI (sigla em inglês para Pesquisa por Inteligência Extraterrestre). A aventura começa quando seu incansável trabalho é finalmente recompensado: a captação de um sinal incomum vindo do espaço, e que logo se traduz num manual de instruções para a construção de uma máquina – a porta para o encontro com seres de outro mundo. Mas não se iluda: aqui, ele acontece numa das formas mais realistas possíveis (até onde nossa ciência alcança), sem a fantasia de discos voadores, mas ainda assim surpreendente. Pois o antes, o durante e o depois dessa viagem são repletos de reflexões sobre a natureza do ser humano e seu lugar no universo, o entrelaçamento entre ciência e espiritualidade, razão e fé.

“Quando digo que sou agnóstica, quero apenas dizer que não disponho de provas. Não existem provas contundentes da existência de Deus... pelo menos da sua espécie de deus... como também não existem provas convincentes de sua inexistência”, diz Ellie num dos diálogos. Mal sabe ela o quanto será transformada com essa experiência, assim como o leitor! Não, não se pretende converter ninguém para lado oposto (seja cético ou religioso), e sim, convidar a uma forma de ver a grandiosidade do cosmos com os olhos do espírito humano.

E não deixe de ver a belíssima adaptação para o cinema, no filme de mesmo nome (1997, direção: Robert Zemeckis).

Gustavo Carnelós
Enviado por Gustavo Carnelós em 09/11/2021
Código do texto: T7382010
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.