Madrinha Chiquita

Francisca Diniz Leandro, carinhosamente conhecida por “Madrinha Chiquita”, a rainha do Quilombo Nossa Senhora do Rosário em Justinópolis.

Nascida aos 04 de outubro de 1933 nesta cidade, casou aos 16 anos, se tornando a genitora de 5 filhos que lhe agraciaram com 9 netos e 5 bisnetos.

Ainda adolescente aprendeu com sua avó o ofício de parteira, trazendo ao mundo Manuel Francisco, o primeiro de muitos outros, tornando-se muito conhecida.

Aos 19 anos profissionalizou-se em enfermagem na Escola Hugo Werneck da Santa Casa de Misericórdia, trabalhando por 28 anos na maternidade Hilda Brandão, e por mais de 30 anos exerceu a profissão de enfermeira com jornada dupla em várias maternidades de Belo Horizonte, porém sempre atendendo em domicílio as gestantes de sua cidade e circunvizinhas.

Impressiona é o número de afilhados de batismo (cerca de 430 computados), todos por ela assistidos ao nascer, mostrando o porquê de seus apelidos como “Madrinha” e “Dindinha”.

Francisca é “Rainha Perpetua de Nossa Senhora das Graças do Quilombo Irmandade Nossa Senhora do Rosário” de Justinópolis, irmandade fundada há 130 anos por seus avós e tios.

No ano de 2000, após 60 anos, ela retornou com a festa de Nossa Senhora do Rosário na igrejinha da Colina, festividade essa que era realizada por seus pais e parentes que aqui residiam, sendo atualmente a mantenedora da capela.

Em 2021 duas dolorosas perdas: as filhas Regina e Rosângela subiram para o encontro com o Senhor e sua fé ainda mais se tornou latente no patamar de seus ilustres 90 anos de existência digna; seguindo com suas atividades familiares, religiosas e sociais.

Francisca é sincera, usa integridade como um distintivo e costumeiramente pratica a moralidade e a ética, tornando-se um ponto de referência para pessoas que respeitam sua desenvoltura e reconhecem sua forte personalidade.

Madrinha Chiquita ou Dindinha é uma celebre, uma rica e incomparável história cultural, a representante maior da classe feminina em geral.

Honra-nos poder citá-la como um dos maiores exemplos de bravura e que seus valores morais dignificam a fina casta das Mulheres Nevenses.

Mulheres Nevenses são muitas, porém, únicas…

Eber Emanoel
Enviado por Eber Emanoel em 18/02/2022
Código do texto: T7455022
Classificação de conteúdo: seguro