COMPILAÇÃO DE PENSAMENTOS ÚTEIS

Prólogo

Para a minha notável amiga J.M.R. e todas as demais comadres com respeitosos carinhos e afetos. – (Nota do Autor).

O PORQUÊ DESTE ESCRITO

Trata-se, este escrito, de uma compilação dos pensamentos de alguns dos meus heterônimos. Todos têm vida própria e opiniões entrelaçadas, mas diferentes nos seus propósitos.

Para bem compreender o objeto deste escrito é necessário, talvez, ler mais de uma vez essa interação urdida e incentivada por uma simples frase de uma leitora especial.

SABEDORIA DE VOVITO

Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro compreende do que foi dito. A poesia tem comunicação secreta com os sofrimentos das pessoas, se você falar com o Vovito numa linguagem que ele compreenda, isso entra na cabeça dele com a força de uma paixão certa mesmo sendo errante, mas se ele não lhe compreender a distância entre vocês aumentará.

PS. Vovito é um dos heterônimos de Wilson assim como Zé Preto, Henrique, Fernando, Almeida, Andrade, Orlando, Eugênio e tantos outros.

SABEDORIA DE ZÉ PRETO

Ser ator é ter que estar sempre em prontidão e saber que palavra alguma sai da boca sem uma intenção.

Ser ator é, às vezes, também ter preparação, mas sobretudo ser profissional e esperar produção,

Ser ator é saber que o esforço nunca é em vão. É saber voar, mas sempre com os pés no chão.

SABEDORIA DE HENRIQUE

A riqueza e a pobreza são convenções. A preguiça anda tão devagar que a pobreza facilmente a alcança. O amor é filho da pobreza e da riqueza: da pobreza, porque constantemente pede, e da riqueza porque constantemente se dá. A pobreza não vem da diminuição das riquezas, mas da multiplicação dos desejos.

SABEDORIA DE FERNANDO

A honestidade se alimenta de luz. Não espere nada de ninguém nem a atitude do outro, lembre-se que ser honesto é encher a si próprio de luz em forma de um caráter ilibado. Acredito que a Justiça só acerta quando diz que sou inocente ou quando condena meus adversários.

SABEDORIA DE ALMEIDA

Sobre a honestidade Fernando tem sobeja razão. E complemento asseverando que: o prazer da honestidade é o mesmo que enobrece a alma daqueles que praticam a verdade acima de tudo.

Errar pode machucar alguém ou promover a discórdia, contudo a honestidade de admitir a falha pode amenizar sofrimentos.

Não gosto de brigas seja com quem for, mas se entro numa pendenga, seja sociojuridica ou afetiva não quero sair perdedor.

Se eu perder uma disputa parabenizo o vencedor e se eu ganhar não humilho o (a) derrotado (a). Assim levo minha vida sempre perdoando esperando um dia ser também perdoado.

SABEDORIA DE ANDRADE

Sendo por índole um contestador Andrade faz questão de dizer em haustos fortes: Ao se relacionar com alguém, seja no trabalho, na vida amorosa ou numa sincera e valorosa amizade, a honestidade é um dos valores primordiais para que essa relação seja efetiva.

Porém, encontrar pessoas que trazem consigo a honestidade é uma tarefa difícil, pensando na realidade que o mundo tem vivido ultimamente. Exemplos de deslealdade e desonestidade é o que não faltam em todos os segmentos sociais e na literatura especializada sobre essas virtudes tão ansiadas.

SABEDORIA DE ORLANDO

Meus diletos amigos têm razão, mas quero abordar uma palavra muito importante que facilmente poderá ser compreendida por todos os leitores do nosso amigo e mestre comum Wilson. Quero manifestar minha opinião sobre a reciprocidade.

Há uma espécie de reciprocidade entre a necessidade e o objeto que a satisfará. Não penso em beber, mas este copo ao meu alcance dá-me sede. Tenho sede e imagino o copo de água delicioso. Desejo com todas as forças do meu ser uma mulher.

Portanto, se ela, a mulher desejada, for recíproca.... Ah! Nesse caso podemos afirmar que a amizade, começo de um colóquio entre um homem e uma mulher, é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.

SABEDORIA DE EUGÊNIO

Paulo Freire escreveu que: “Seria uma atitude muito ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que permitisse às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de forma crítica.”.

Jamais me esquecerei quando nosso amigo e orientador Wilson nos ensinou essa verdade: “Incorre em uma estupidez todo homem que acredita ser possível dominar, aprisionar ou escravizar uma mulher.”.

Ah! Por falar (escrever) sobre nosso líder Wilson não me custa avisar que a conclusão deste escrito é dele, mas respeitando todas as opiniões contrárias às de quem discordar desse especial heterônimo.

A CONCLUSÃO DE WILSON E OUTROS HETERÔNIMOS

Existem diversas formas diferentes de fazer vinho, assim como de muitas outras bebidas fermentadas, mas a técnica de amassar, esmagar ou pisar uvas com os pés ainda é usada atualmente.

Trata-se de uma das mais antigas tradições da vitivinicultura mundial que sobrevive até hoje não apenas como brincadeira dos festivais das colheitas, mas também como método de maceração preferido por alguns produtores.

De igual modo há diferentes interpretações do que se lê e ouve.... E como sabiamente escreveu minha doce e conspícua amiga JMR: “Um grande ator vive vários personagens... ”.

Não sou um ator. Às vezes sou um mitômano. Sou um visionário que ainda acredita na força imensurável da natureza feminina. Sou o homem que cultua, estribado nas virtudes teologais, imoderadamente, a família, a saúde, a cultura e a paz.

Enfim, A natureza feminina é complexa e rica, é mãe na natureza, é mulher fortaleza onde queira estar, é um relicário e/ou depósito perfumoso onde se guarda um tesouro para quem deseja, possa e se proponha a conquistar e manter, mas nunca dominar.