18 DE JULHO DIA DO TROVADOR

Izo Goldman

Em 1964, a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro recebia uma proposta do Deputado Francisco Gama Lima e, após alguma discussão, aprovava e transformava em Lei: 18 DE JULHO DIA DO TROVADOR.

A idéia inicial fora do Professor Wanderley Cário, que residia em Vila Isabel, bairro onde também morava Luiz Otávio.

O Projeto, então transformado em Lei, foi sancionada pelo Governador Carlos Lacerda. O curioso é que Luiz Otávio só tomou conhecimento de tudo isto quando já não poderia fazer mais nada, ele era contrário ao uso do dia do seu aniversário para a data. Até já havia iniciado um movimento para fazer 4 DE OUTUBRO, Dia de São Francisco de Assis, o DIA DO TROVADOR.

De nada adiantaram os seus protestos e, 4 DE OUTUBRO passou a ser, para nós Trovadores, o DIA DO PADROEIRO.

As Câmaras Municipais de diversas cidades oficializaram a data: Santos, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Fortaleza, Belo Horizonte e muitas outras.

Logo depois, o Deputado Solon Borges dos Reis do Brasil se movimentaram!

Latour Arueira, de Niterói, Presidente do Conselho Nacional da UBT; Jorge Beltrão, de Pouso Alegre, Presidente da UBT local; Carolina Ramos, Presidente da UBT Santos e este que vos fala, Presidente da UBT Seção São Paulo, fizeram manifestos e cartas para políticos, sobre o assunto.

Finalmente a Lei foi aprovada.

Em 1981, numa festa muito bonita, realizada no Terraço Itália, com a presença de quase cem Trovadores e Convidados, a UBT Seção São Paulo promoveu o lançamento oficial do Carimbo Comemorativo de 18 de Julho Dia do Trovador, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, oficializando assim através de um Orgão Federal, essa homenagem mais do que merecida a Luiz Otávio, graças à nossa Associada Rachel Cunha Monteiro. Neste ano de 2006 ele estaria completando 90 anos de idade, vamos homenageá-lo e relembrá-lo com a sua Trova:

A Trova tomou-me inteiro,

tão amada e repetida,

que agora traça o roteiro

das horas da minha vida!...

Obrigado

Izo Goldman

Izo Goldman
Enviado por UBT Seção São Paulo SP em 21/05/2022
Código do texto: T7520708
Classificação de conteúdo: seguro