Agradeço por tê-los tido como amigos

Sabe aquela frase, que diz:

"Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és...(...)

(Johann Goethe)

As pessoas gostam tanto de usá-la, que até parece um ditado popular.

Essa frase, nunca me disse nada.

Amadureci precocemente, fui uma criança/adolescente e uma adolescente/adulta. Não tinha amizades com pessoas da mesma idade, as conversas nunca batiam, acabava fazendo amizades com pessoas mais velhas do que eu.

Aos 13 anos de idade, meu grupo de amigos tinham entre 18 a 35 anos. Era um verdadeiro contraste eu, ali no meio.

Mas aquele grupo, que todos julgavam, porque a maioria deles, fumava maconha, era justamente quem cuidava de mim e me aconselhavam.

A educação que eu recebia em casa, se resumia em:

"Se não passar de ano, você apanha."

" Se "abrir" as pernas para alguém e engravidar, você vai pra rua."

E aquele grupo de amigos, entre tantos conselhos, me diziam:

"Você jamais vai entrar nesse barco, por que é furado."

" Quando for namorar, não namore qualquer um, namore somente alguém que você realmente goste."

" Não vá deixar ninguém chegar e ir passando a mão em você."

"Quando for perder a virgindade, perca com alguém que você goste e te respeite, alguém que te valorize."

Esses eram apenas alguns dos conselhos que me davam.

Aquele grupo, jamais me ofereceu nenhum tipo de drogas, nem se quer usaram perto de mim. Pelo contrário, eles cuidavam de mim, como se eu fosse muito especial, alguém que precisava de cuidados e ser protegida.

Em casa me era oferecidos cigarros e bebidas, se nunca bebi e fumei, foi porque não quis.

Por isso, a frase acima, nunca me disse nada, não deixei de ser quem eu era, por andar com eles. Pelo contrário, sempre tive em mente, o que eu queria para mim, e o que não queria. Tive oportunidade de fazer tudo de errado, andar por caminho duvidosos, ter todos os tipos de vícios.

Mas foi uma opção minha, não ter vício nenhum e andar por um caminho mais correto. Evitar tudo aquilo.

Foi nessa época que aprendi, a não me importar com o que falavam sobre mim. E carreguei isso para a vida.

O julgar, o apontar é muito fácil, mas somente você quem está vivendo é quem sabe.

Agradeço a Deus, por ter colocado aquele grupo, por alguns anos na minha vida. Por tê-los tido como amigos. Independente de toda a situação, eu consigo ver o cuidado de Deus comigo.

_ Rê Ferry