AGRADECIMENTOS

Agradeço a todos que, de alguma maneira, participaram desse curso de especialização e aproveito a oportunidade para, emocionado, registrar o mais profundo respeito e gratidão ao “Lula”, nosso presidente operário Luiz Inácio Lula da Silva, que viabilizou esse feito extraordinário.

Foi com imenso interesse que acompanhei o processo de instalação do Universidade da Integração Internacional da lusofonia Luso Brasileira - UNILAB, desde 2008, quando foi criada a comissão de implantação de uma instituição internacional de integração dos países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Tive a honra de participar de algumas audiências públicas para a instalação da UNILAB na cidade de Redenção que, por coincidência, é o berço da família Bomfim à qual pertenço.

Entretanto, mesmo sabendo que o empreendimento educacional se localizaria em Redenção, fui surpreendido quando parte das terras da família foram indenizadas para integrar o patrimônio físico do campus universitário e, de bom grado, aceitamos a cessão de cerca dos 20 hectares que comporiam a área de reflorestamento da serra do Campus da Aurora.

À partir da inauguração da UNILAB, acendeu-se em mim uma profunda vontade de frequentar seus bancos escolares, pois sempre achei ser esse o maior presente que um Presidente da República poderia ter dado ao nosso estado do Ceará e seria uma tríplice honra poder estudar ali: uma universidade federal no meu estado; na terra natal dos meus ancestrais e localizado e na propriedade pertencente à minha família. Logo uma universidade focada na integração internacional, em reconhecimento à nossa dívida histórica com o povo africano cruelmente escravizado e na cidade que primeiro libertou os escravos em todo o Brasil.

O Curso de Especialização em Gestão de Recursos, Hídricos, Ambientais e Energéticos - CGRHAE me proporcionou essa oportunidade. Àreas do conhecimento que deveras me fascinam, especialmente a de recursos hídricos nesse nosso estado do Ceará, tão carente e ao mesmo tempo tão perdulário desse mesmo escasso recurso.

“Nenhum tema é tão capaz de unir e transformar um país quanto a educação”, disse o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante aula magna realizada em Maputo -Moçambique. Que assim seja, uma ideia que se tornou realidade; uma universidade no Brasil alinhada à integração com o continente africano, principalmente com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), propiciando o intercâmbio de conhecimentos na perspectiva da cooperação solidária internacional, tentando resgatar uma dívida social imensa com o continente africano e, ao mesmo tempo, atendendo às demandas nacionais, contribuindo com a produção do conhecimento, através do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, para a adoção de políticas públicas visando promover o desenvolvimento econômico, científico, cultural e social dos municípios irmãos: Redenção e Acarape, do Ceará, do Brasil e dos países da CPLP, transformando.

thiticobomfim
Enviado por thiticobomfim em 26/05/2022
Código do texto: T7524675
Classificação de conteúdo: seguro