Sermão de Santo Antônio aos Peixes

O Sermão de Santo António aos Peixes é uma das obras mais conhecidas do Padre António Vieira. O Sermão foi pregado em S. Luís do Maranhão, no Brasil, no dia 13 de Junho de 1654 — na sequência dos litígios que surgiram entre os colonos brasileiros e os Jesuítas, que contestavam a escravidão dos povos indígenas

pelos portugueses no início do

período colonial.

Pregado em São Luís do Maranhão, em 1654, pelo Padre Antônio Vieira, o Sermão de Santo Antônio aos Peixes ocorreu após uma disputa entre os colonizadores portugueses que estavam no Brasil. Este sermão é considerado na literatura brasileira como um documento que apresenta grande imaginação, poder de sátira e oratória hábil. O padre proferia o discurso fazendo comparações entre os vícios dos colonos com os tipos de peixes, como o polvo, o voador, o pegador e o roncador.

A argumentação construída neste sermão é um de seus pontos altos. Em suas palavras, o Padre Antônio Vieira louvava as virtudes dos seres humanos, assim como censurava o que considerava ser o vício dos colonizadores. No intuito de conseguir uma legislação justa para os nativos, o padre proferiu esse sermão 3 dias antes de partir para Portugal. Essa obra é considerada uma alegoria, pois os homens são personificados pelos peixes.

No capítulo III, Padre Vieira apresenta o Peixe de Tobias, a Rémora, o Torpedo e o Quatro-Olhos. Já no capítulo V, ele compara os tipos de peixes com os vícios humanos. Os Roncadores são a representação do orgulho e da soberba, os Pegadores são os parasitas, os Voadores são a ambição e a presunção. Por último, o Polvo, que representa a traição.

13 de Junho dia de Santo Antônio

ALMA GRANDE
Enviado por ALMA GRANDE em 13/06/2022
Reeditado em 13/06/2022
Código do texto: T7537178
Classificação de conteúdo: seguro