Professor Samuel nos Deixou

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

"Samuel Aureliano da Silva natural de Porto Nacional (TO), onde cursou os níveis de ensino Fundamental e Médio.

Realizou os cursos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior, de Goiânia (GO), concluindo-os em Mariana, MG.

Trabalhou como vigário-coadjutor em Miracema do Norte, TO e como vigário na recém-criada Paróquia de Campos Belos (GO), de 1963 a 1969, onde atuou, também na área educacional como Diretor do Grupo Escolar Professora Ricarda e coordenador da construção do Ginásio Industrial de Campos Belos.

Mais tarde por decisão pessoal, afastou das suas funções eclesiásticas, legalmente autorizado por instâncias superiores da Igreja Católica e passou a residir em Brasília, DF.

Nessa capital, ingressou no serviço público como Técnico em Assuntos Educacionais do Ministério da Educação e Cultura, e como professor; concursado, Filosofia e Sociologia da Secretaria de Educação do (DF). Nesses Órgãos fez vários cursos na área da Educação.

Em 25 de dezembro de 1971, na Igreja Sagrado Coração de Maria, em Goiânia, casou-se com Odiva Silva Xavier que representa tudo em sua vida.

Na década de 80, fez curso de Pós-graduação em Planejamento Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é apontado e reside em Brasília, mas continua um Campos-belense de coração.

Na oportunidade comemorativa dos 50 anos da emancipação política de Campos Belos, em parceria com sua companheira de todos os momentos, lança o livro CAMPOS BELOS: sua história, sua gente, para que essa terra seja mais conhecida e valorizada".

Fonte da Biografia: orelha do livro citado acima.

Na realização de um sonho, em 29 de dezembro de 2018, conheci os autores da obra mencionada: escritor-historiador e primeiro, pároco, prof. Samuel Aureliano e sua esposa, a professora Odiva S. Xavier.

Como nesse ano lancei um trabalho de escrita com minha mãe, nos brindamos com livros.

Quanto ao livro CAMPOS BELOS, Sua História e Sua Gente

Foi mesmo a duras lavras a produção desse livro; fora uns 10 anos de pesquisas; muita dedicação...

Creio não haverá uma obra tão completa, abrangente, sobre Campos Belos como essa.

Li com bastante prazer, recomendo. Após a leitura, passei a dizer por aí quê: "o campos-belense que se presa deveria ler esse trabalho almenos uma vez na vida".

Consultados, o desejo de alguns escritores de Campos Belos é quê, o amigo que nos deixou, fosse (ainda em vida) o patrono da Academia de Letras da nossa cidade.

De maneira que o passamento desse grande homem, para o lugar e para nós, fora uma perda grandiosa.

Contribuiu (e continuará a contribuir pela sua obra) esplendidamente pelo desenvolvimento da nossa terra em vários campos: social, educacional, espiritual, histórico...

Externo meus mais profundos sentimentos pelo falecimento do prof. Samuel Aureliano da Silva. Que Deus conforte parentes e amigos neste instante de dor!

*Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(13:07:22)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 13/07/2022
Reeditado em 01/09/2022
Código do texto: T7559148
Classificação de conteúdo: seguro