Homenagem ao Professor Benedito Moreira da Silva Filho

Faça a oração para abençoar e fortalecer a união do casal

"Senhor, fazei com que compartilhemos a vida como verdadeiro casal, esposo e esposa; que saibamos dar um ao outro o que temos de melhor em nós, no corpo e no espírito; que nos aceitemos e nos amemos como somos com as riquezas e limitações que temos.

Que cresçamos juntos, sendo caminho um para o outro; saibamos carregar o fardo um do outro, encorajando-nos a crescer sempre no mútuo amor. Sejamos tudo um para o outro: nossos melhores pensamentos, nossas melhores ações, nosso melhor tempo e nossas melhores atenções. Encontremos um no outro a melhor companhia. Senhor, que o amor que vivemos seja a grande experiência do Vosso amor. Cresça Senhor, em nós, a mútua admiração e atração, a ponto de nos tornarmos um só: no pensar, no agir e no conviver. Para que isto aconteça, estejais Vós entre nós. Seremos então, eternos enamorados. Amém."

Roma, 19 out. 15 / 04:16 pm (ACI).

https://www.acidigital.com/noticias/conheca-outros-casais-de-esposos-que-alcancaram-a-santidade-13042

Santa Ana e São Joaquim, os Beatos Maria e Luigi Beltrame, São Isidro Lavrador e Santa Maria da Cabeça

No século XII, viveram São Isidro Lavrador junto a sua esposa Santa Maria da Cabeça. Dizem que certo dia, estavam trabalhando no campo e seu filhinho caiu em um poço muito profundo. O casal, ao não poder resgatá-lo, ajoelhou-se e começou a rezar. De repente, as águas começaram a subir e o menino apareceu sem nenhum arranhão.

Roma, 19 out. 15 / 04:16 pm (ACI).

- Os novos Santos Louis Martin e Marie Zélie Guérin, pais de Santa Teresinha de Lisieux, são o primeiro casal de esposos canonizados durante a mesma cerimônia. Entretanto, não são o primeiro casal que alcançou a santidade e aqui citamos alguns exemplos.

Santa Ana e São Joaquim, os Beatos Maria e Luigi Beltrame, São Isidro Lavrador e Santa Maria da Cabeça...

Desde o início do cristianismo, vários esposos alcançaram a santidade através do martírio, como os cônjuges Áquila (ou Aquilino) e Priscila, colaboradores do apóstolo Paulo, os quais arriscaram suas próprias vidas para protegê-lo, segundo relata o Novo Testamento. Graças ao seu testemunho, sabemos que “toda casa pode transformar-se em uma pequena igreja. Não apenas no sentido de que nela deve reinar o típico amor cristão, feito de renúncia e atenção recíproca, mas no sentido de que toda a vida familiar, em virtude da fé, está chamada a girar em torno do único Senhor: Jesus Cristo”, conforme disse Bento XVI, em 2007.

No Brasil, são venerados os Beatos Manuel Rodrigues Moura e sua esposa, vítimas da perseguição contra a fé católica (em 1645). Junto a eles, estão muitos casais mártires no Japão e na Coreia.

Em 2001, foram beatificados durante a mesma cerimônia os esposos italianos Luigi e Maria Beltrame Quattrochi, eles se casaram em 1905. Tiveram dois filhos, que foram ordenados sacerdotes e duas filhas mulheres. Uma das suas filhas se casou e a outra foi religiosa. Três dos seus filhos assistiram à cerimônia de beatificação.

++++++

Fiel Amigo: Paraíso e abrigo./ Pérola e ouro , sim, /

Pétalas e tesouro, Alegrim ... //

Se a noite cair, é claridade; /

se o dia arder de crise, suavidade.//

Pois ao coração, veio, / à jornada, esteio...//

O amigo, nele, reluz Jesus...

J B Pereira

DAS UTOPIAS

Se as coisas são inatingíveis... ora!

Não é motivo para não querê-las...

Que tristes os caminhos, se não fora

A presença distante das estrelas!

Mario Quintana , Espelho Mágico. Porto Alegre: Editora Globo.1951.

_________________________________

[19:13, 05/08/2022] José João Bosco Pereira:

Bem-vindo à vida, Benedito!

J B Pereira

Era o dia de sua vinda ao mundo, a casa se fez girandolas da quermesse natalina.

A mãe o mirou alegria e suspirou:

- Meu filho nasceu bem. É menino.

E o tempo passou à maneira dos que vivem bem na cidade piracicabana.

O céu azul e o calor agreste das manhãs reascendeu ao garoto vivaz o entusiasmo do esporte. O Corinthians dos pais agora seu também o é.

E avançava nas ruas entre as pipas, o picolé e os pães da padaria do centro.

Estudar, o necessário. Viver é urgente, amar é preciso. Amar com coração não é soma e subtração. Digo isso, pois veio o insistente desejo de amar...

Conheceu sua esposa e o tempo lhes concedeu as belas provas de amor: dois Tesouros que são seus filhos. Eduardo, o primogênito. O segundo, tão bom e amoroso, o caçula. Ambos sob os cuidados dos pais em Piracicaba, mas as férias vivem aos anelos da vó em Sorocaba.

"O tempo é como uma canoa, voa quando começa a pensar." Digo essa comparação, pois o professor Benedito me confidenciou que subia ao telhado da casa e, dela, espiava o céu estreladamente anil... contemplava o seu filme vital e primaveril, a saudade e lembranças da infância na Rua Ipiranga, na bela e interiorana Piracicaba de outrora. E as noites um passo aqui da sala e outro ao quarto, o sono vinha aos poucos. Naquele tempo, menos carros havia, a rua era de paralelepípedo. Só mais tardar, o asfalto dominava o centro.

E da escola às ruas, já se orientava, andava certeiro ao lar. O convívio da família era sua bússola, que navegara o seu bondoso coração ❤.

E Deus lhe reservou boas memórias que o deixam a emocionar: o pai com o menino Bené à esquina entre cadeiras a prosear.

E a mãe, embora cega, podia ouvir-lhe suas histórias e novidades rotineiras, sorrindo parecia ver tudo com os olhos azulinhos maternos.

Foi de vero certa feita, a Mãe conversou ao Bené:

- Vi, meu Filho, a Virgem Maria passar por mim... E era sua visão da fé daquela que gerara filhos - oito ao todo e perdera seus seis filhos... - Dona Amélia era Mulher de Verdade...", porque ao esposo amava e aos filhos dedicava com amor e santidade. Tornou o garoto sorridente e responsável o professor de Educação Físicas.

Essa singela história, meu amigo leitor, estou a vos confiar e oferecer. Se quiserdes conhecer, veja à Escola Estadial "Prof Helio Penteado de Castro" achegardes.

E ao rosto redondo e feliz encontrardes vir, certamente, é o meu amigo Professor Benedito Moreira da Silva que vos apresentarei, com toda honra e inesquecível homenagem.

Sim, o mesmo que vos detalhei nessa página bem-vinda à vida.

- A árvore ao campo faz diferença se vos for a vossa boa referência: acolhida, memória e ternura de dias felizes, trégua às rotinas e barulhos da cidade, sombra e aconchego ou pausa à sua caminhada em meio ao calor no verão.

Pois a ambos digo, ao Bené e ao meu amigo, que me ouve nesta história:

- Com Professor Benedito, meu amigo, tornei-me melhor a cada dia na escola e, com ele, confidenciamos bons momentos e respeito total.

+++

[14:37, 06/08/2022] José João Bosco Pereira:

Pelo aniversário de casamento de meu amigo Benedito e esposa

Parabéns aos meus amigos casados. Lar lindo, animais maravilhosos. Vida em comum a tempo bom de viver.

Deus os abençoe sempre em cada curva e reta do caminho familiar e a dois, digo, a três: os dois esposos e entre estes lindos e corajosos no lar está o Senhor Jesus Nosso Divino Amor Salvador da Família. Jesus assim tanto quanto nós quis ter família na história do povo de Deus Israel. Abençoou Jesus as famílias, quando participou com sua mãe das Bodas de Caná na Galileia. Aí Jesus realizou, a pedido da Virgem Mãe Maria, seu primeiro Milagre segundo o Evangelho de João 2.

Amo muito a vocês e acertaram com os lindos tesouros-filhos gerados por vocês dois.

Deus se alegra quando amamos os outros pois em cada pessoa o Senhor Jesus está de fato.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 06/08/2022
Código do texto: T7576719
Classificação de conteúdo: seguro