Dona "Olivia", primeira professora

 

Dona Olivia, minha primeira professora, hoje me deparei com um texto falando para escrever o nome de nossa primeira professora. Nossa! Quanta emoção e nostalgia só de lembrar da minha querida professora, Dona “Olivia.” Infelizmente, não lembro o sobrenome dela.

 

Foi minha professora na “Escola Municipal Clementina Lona Costa”, em 1965, 1966, mais ou menos, Município, União da Vitória, Paraná, ela morava de frente para a escola. Eu morria de vontade de conhecer a casa dela. Ela nos dizia, eu moro ali, bem pertinho, é só atravessar a rua.

 

Lembro do afeto e da paciência quando não correspondíamos aos seus ensinamentos. Muito cautelosa e carinhosa, chegava ao nosso lado segurando nossas mãos para firmarmos o lápis no papel. Ao lembrar disso, ainda sinto o cheirinho bom que ela tinha.

Quando ela percebia que apagávamos para escrevermos novamente no mesmo lugar por não termos caderno, ela trazia cadernos novos e lápis bem apontados e novos. Era uma alegria inimaginável!

 

Falo e recordo com muito amor pela dedicação de um “ser” dedicado pela profissão que amava, sendo que a sua função era apenas ensinar a ler e escrever.

Mas ela fez mais que ensinar a ler e escrever, abriu portas, mostrou caminhos, incentivou com pequenos movimentos de amor e paciência, que podíamos aprender mais. Foi uma pessoa que me fez acreditar que com a força do amor e eficiência... Todos podemos aprender! O bom professor é um ser valoroso. Marca para sempre as nossas vidas.

 

Tive outros valorosos mestres que não vou citar para não pecar pelo esquecimento, mas que marcaram e me ajudaram muito e profundamente. Agradeço e os louvarei para sempre em minha vida. Na faculdade, em especial.

Mas essa foi a primeira e naturalmente a mais marcante, única e muito especial. Minha primeira professora! Foi um acalanto nas minhas frustações escolares. Posso descrevê-la como se fosse hoje, depois de mais de cinquenta e seis anos.

 

Ainda desejo visitar esta escola e verificar as origens e familiares da minha querida professora, Dona “Olivia”, que foi quem me alfabetizou.

 

Flores recebidas com amor e ofertando com ternura na reciprocidade para minha querida primeira professora, "Olivia", nas aprendizagens...

 

 

Texto e imagem: Miriam Carmignan