1580205.jpg     

   

  JOSEPH SCHULTZ: UM “SANTO NAZISTA”?

 

  “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo,

                 tome sobre si a sua cruz, e siga-me”

                                                              (Mateus 16:24)

 

Começo aqui fazendo uma pergunta:

Para você, o que é um “santo”?

Seria tão somente alguém que “passou” segundo as regras do

... Código de Direito Canônico e das leis eclesiásticas da Igreja Católica?

Seria aquele que se “converteu” para Jesus e que, portanto, foi

... batizado n’alguma igreja evangélica?

Ou não é nada disso?

 

1580206.jpg

 

Ser santo...!

Oh! Com certeza é muito mais que qualquer coisa criada pelo homem

Ao que “ser santo” é ser, em espírito e verdade, um “homem de verdade”

(um ser humano de verdade, melhor dizendo)

 

1580225.jpg

 

MEDITANDO SOBRE O ENIGMÁTICO "SER HUMANO" À LUZ DA PSICOLOGIA

 

Por que agimos às vezes de forma “não [essencialmente] humana”?

Por que n'algumas circunstâncias “obedecemos” a regras cruéis?

Por que muitas vezes permitimos que nos moldem?

Você já percebeu que pode, talvez, estar sendo sacrificado em função

... da mentalidade de rebanho?

Sim, de ter sido “adequado” ao que te ordenam, e que, portanto, abriu mão

... de seus princípios?

E por quê?

E então, por que determinados indivíduos realizam crueldades

... e abdicam de sua “humanidade” para fazerem... “barbaridades”?

Por que alguém que sabe que algo é errado, e no entanto o executa?

Enfim, por que alguém pode ser muitas vezes... “desumano”?

 

1580209.jpg

 

Ah! Agora eu me lembro de um famoso alemão,

... ao qu’eu diria, realmente nazista: Otto Adolf Eichmann

Onde, durante o seu julgamento (por crime de guerra) justificou

... em suas proferidas palavras todas as suas crueldades:

 “Eu só estava cumprindo ordens!”

 

1580210.jpg

 

Tais palavras foram praticamente as mesmas de todos os que foram

... julgados no famoso “Tribunal de Nuremberg”:

“Apenas seguindo ordens de autoridades superiores”

 

1580220.jpg

 

E aqui pode-se ver muito bem como é fácil justificar uma culpa

... a jogar “para escanteio” a sua responsabilidade

A se cumprir a teoria do psicólogo americano Stanley Milgram:

“As pessoas fazem o que lhes pedem para fazer”

 

1580212.jpg

 

Sendo, sobretudo, quando as ordens veem d’uma autoridade fardada

... ou d'alguém superior

 

1580213.jpg

 

E agora fica aquela pergunta, talvez sem resposta, da música da

... Banda Legião Urbana”:

“Quem roubou nossa coragem?”

Ou será que nunca tivermos?

 

1580214.jpg

 

PERGUNTAS PARA CADA UM DE NÓS:

 

Você é sempre fiel a seus valores e princípios?

Você sempre age sob pressão?

Você aceita tudo sem questionar?

Você às vezes tem medo de assumir suas opiniões e pontos de vista?

Tem necessidade de adequação à maioria, mesmo que contrarie seus valores?

E então, não seria isto “covardia” ou mesmo uma forma de “prostituição”?

Quando é que você passará a ser realmente “individual” e não mais “grupal”?

 

1580216.jpg

 

Meu caríssimo leitor, para ser santo é preciso de uma virtude chamada “coragem”

E aqui talvez fique melhor entendido o paradoxo que Cristo dizia:

“Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á,

e quem perder a sua vida por causa de mim, achá-la-á” (Mateus 16:25)

 

UM POUCO SOBRE O SOLDADO ALEMÃO JOSEPH SCHULTZ

 

   "Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus?

            Ou estou tentando agradar a homens?

Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo".
                 (
Gálatas 1:10)

 

1580217.jpg

 

   Em 20 de julho de 1941 um soldado de nome Joseph Schultz foi convocado para participar do pelotão de fuzilamento onde seriam executados alguns membros da resistência iugoslava. Estavam todos em suas posições e devidamente preparados para o ato, com excessão dele, o qual se recusou a obedecer as ordens de seu superior alegando que havia crianças entre os condenados. E o preço de sua atitude foi ser juntamente fuzilado com eles.

 

1580218.jpg

 

   Pois bem, se alguém disser agora que ele não merece o título de "santo" por que era um soldado nazista eu digo que pode ser que toda uma vida receba a graça do milagre de ser resgatada em seus minutos finais, onde a pessoa irá dizer "não ao mal". Ou então, a exemplo do “bom ladrão” ao lado da cruz de Cristo, se arrepender e pedir perdão de todo o seu coração no que foi sua vida. Refiro-me aqui a São Dimas.

 

1580224.jpg

 

   Post Scriptum:

 

   Algumas fontes questionam a veracidade a respeito do soldado Joseph Schultz. Mas a verdade é que muitos alemães não concordavam com Hitler e a doutrina nazista. Um conhecido movimento com o nome de “Operação Valquíria” evidenciou isto, onde houve um fracassado atentado contra o Führer Hitler a que ficou conhecido como o “Atentado de 20 de Julho”, porém este sendo realizado em 1944. Um filme de produção norte americana foi feito com este nome: “Operação Valquíria”.

 

 

1580219.jpg

 

   E aqui também se faz preciso saber que houve os chamados “traidores de guerra”, aqueles que foram condenados pelos nazistas, muitos presos, outros executados, e todos por darem as costas ao Governo e sua ideologia desumana. Muitos ou porque ajudavam os judeus, e outros apenas por fazer comentários contra o sistema nazista. Enfim, sem dúvida alguma, tiveram que ser muito corajosos.

 

 

1580232.jpg

 

   Outro nome o qual jamais negou sua consicência é inegavelmente Gandhi, e em nome da "Ahimsa" e da "Não-violência" soube definir com sua vida o que é a "ética" dentro de seus verdadeiros princípios, incluindo a "desobediência civil", no que são suas palavras: "a desobediência civil é um direito intrínseco do cidadão. Reprimir a desobediência civil é tentar encarcerar a consciência".

   E aqui não podemos deixar de mencionar outros grandes nomes que com suas vidas tanto nos ensinaram, tais como Martin Luther King Jr., Nelson Mandela, dentre outros.

 

1580231.jpg

 

   Concluindo: se não for corajoso não pode ser “santo”, mesmo que tenha feito centenas de milagres, mil mortificações, ou que tenha sido batizado n’alguma igreja qualquer, ou que fique andando com uma Bíblia debaixo do braço. Se fosse só isto ah! seria muito fácil. Ser santo, ó meu amigo, é muito mais. Ser santo, conforme foi dito, é ter coragem, e principalmente a ousadia de ser ele mesmo para viver em nome do amor, do bem, da verdade e da paz. Isto, sim, é santidade.

 

1580222.jpg

 

 

09/11/2022

 

IMAGENS: INTERNET

VÍDEO: Joseph Schultz The German Soldier Who Gave His Life to Save the Partisans

https://www.youtube.com/watch?v=bSRHhAc_kic

Estevan Hovadick
Enviado por Estevan Hovadick em 09/11/2022
Reeditado em 09/11/2022
Código do texto: T7646101
Classificação de conteúdo: seguro