Itapecerica, MG, 19 e 20/11/22

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

"Acreditamos que a (9°) coletânea será um marco importantíssimo para esta cidade, Estado e País". — Prof. Mauro José de Morais

O prefácio dessa obra literária coletiva, em questão, fora construído com cadência pelo jovem Prefeito Municipal da cidade homenageada.

Um momento histórico muito importante (esses dias especiais, passados, vividos por lá)... nessa terra de gente boa, hospitaleira do Centro Oeste mineiro.

Nas comemorações natalícias, municipal... na tarde do sábado, por certo houve na histórica Itapecerica (MG), missas solenes na Matriz de São Bento, Igreja Nossa Senhora do Rosário, das Mercês... Capela do Bom Jesus de Matozinhos.

A surpresa é que, nesse corrente ano o aniversário da nossa instituição acadêmica, pôde ser comemorado nessa linda e cordial cidade.

... Nono aniversário da Academia de Letras do Brasil — Minas Gerais — Região Metropolitana de Belo Horizonte (ALB/MG/RMBH).

... A reunião afim aconteceu no auditório do Centro Cultural de Itapecerica, Rua JK 96, centro.

Numa expressiva frequência, do público presente. Pessoas da sociedade itapecericana e de outras instâncias mineira...

O Gestor Municipal (Wirley Rodrigues Reis) se fez representar na pessoa da vice prefeita Joice Rios, e Secretária de Cultura, Simone Mezêncio, que na ocasião receberam devidas honras (certificado e medalha Carlos Drummond de Andrade, Patrono da instituição acadêmica).

... Se deu a esperada posse de novos acadêmicos da entidade; moções, honrarias e lançamento da IX coletânea em Prosa & Verso (numa homenagem à cidade que, também aniversariava).

Essa edição impressa (inédita) contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura local.

À tardinha de (19\11) iniciou-se um grande desfile cívico por ruas da região central que, adentrou-se pela noite sem intercorrências.

À noite sabatina, especial, da aniversariante seguiu seu trâmite normal de comemorações...

À praça, frente ao Grande Hotel Ita, esteve tomada pela comunidade local.

... E, por gente de outras bandas de Minas, irmanados nessa união comemorativa dos 233 anos de emancipação político-administrativa de Itapecerica, em 2022.

Nesse dia, em campo aberto, a noite era 'uma criança' aos presentes: na geladinha, no dedo de prosa entre amigos, conterrâneos, parentes... casais.

Naquele espaço de convivência, entretenimento, danças, paqueras, namoros, o vigor da juventude se esvaia. Idosos se refaziam na alegria dos moços a sua volta e, nas boas lembranças de tempos idos que viveram.

No ouvir da boa música, vibrante ao vivo, de copo em punho, no meio das moças vi Raul Seixas de Itapecerica, no frenesi da multidão.

Numa homenagem tocaram uma música do artista brasileiro (in memoriam)...

Num patrocínio cultural da governança vigente...

Numa posição mais elevada, instrumentistas, músicos posicionados sobre o coreto da praça, construída em 1930, motivavam a alegria da multidão que marcou presença...

Em chave de ouro, domingo, 20/11, pela manhã, fora dada a largada da tradicional Corrida Rústica de 4 e 10 quilômetros. Partindo da Praça principal D. José de Meiros. Após 14 minutos da largada começou retornar os primeiros vencedores. Cada equipe haviam alguns deles.

Valdivino Antônio dos Santos, atleta maratonista dos correios brasileiros e acadêmico da ALB, em momento oportuno teve uma brilhante ideia...

Na divulgação, valorização e promoção da cultura literária na cidade (em especial entre os competidores da corrida).

Num apoio, nosso presidente (professor Mauro de Morais), doou 5 coletâneas lançadas no dia anterior , juntamente com outros livros da verve de Valdivino foram sorteados aos vencedores da prova.

Parabéns às aniversariantes da semana que passou: Itapecerica/ALB, pelas datas datas natalícias. A vós, saúde, paz, prosperidade e vida longa é o minimo que se pode desejar!

Nemilson Vieira de Morais,

Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.

(20:11:22)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 21/11/2022
Reeditado em 21/11/2022
Código do texto: T7654897
Classificação de conteúdo: seguro