Aos mansos de Coração

Introdução:

Perante a espiritualidade, as pessoas que possuem coração solidário e espírito fraterno, não celebram as conquistas sozinhas.

Aqui estamos reunidos para celebrar mais um ano desta brava e aguerrida Mãe, Cozinheira, Avó, Tia e Amiga de todos, que atende pelo nome de Ednalva.

Sabemos que nome é mero formalismo, cuja finalidade é identificar um e outro; porém existem pessoas e Ednalva é uma dElas, que se o nome fosse Simpatia, Fidelidade, Sinceridade, Placidez, Amor, Simplicidade, Solidariedade, Generosidade, Honestidade, Caráter, Transparência e Presteza Laboriosa, não seria bajulação ou absurdo de linguagem.

Em razão de tantas palavras, as quais definem bem o comportamento e as maneiras como Ela trata os amigos, netos, filhos e demais familiares, alguém pode perguntar: "mas envolta em tantos atributos e predicados, faltou citar como e quando Tia Nalva, como é conhecida pela maioria, chega à meritória Felicidade"!

Bem, para que a reflexão seja feita com coerência e fundamento, deve-se levar em conta três pontos. Iniciemos com o Salmo 5:11: "Mas alegrem-se todos os que em Ti confiam; exultem eternamente, porque Tu os defendes. Em Ti se gloriem os que amam o Teu nome." Através deste Salmo, nota-se o quanto sua fé leva-a a acreditar no invisível; não menos, o quanto Ela se dedica a Deus onisciente.

Recorrendo novamente às Escrituras, em Eclesiastes capítulo 3, versículo 1, está escrito: ‘’Há um tempo para cada coisa debaixo do sol, tempo de plantar, de colher, de nascer, de viver e de morrer...”. E se há um tempo para tudo, a humilde, paciente e perseverante Ednalva travou batalha hercúlea contra o tempo. Não obstante, o correr dos longos e demorados 75 anos foram marcados pelas dificuldades e adversidades.

Cumprido os deveres com Deus e consigo, tia Nalva completa sua Felicidade quando abre as portas de sua casa para o amigo entrar, tomar assento à mesa e proseando, tomar um cafezinho com Ela. Para o bem da verdadeira amizade, impossível não se emocionar com as dores e sofrimento que permeiam cada história, cada ocasião vivida pela forte, perseverante e fervorosa Ednalva, os quais tornam-a realizada.

Nesse momento, a Felicidade que habita em seu coração, está escancarada em seus olhos. E Ela e o amigo, ao cruzarem os sinceros olhares, sorrir e chorar fazem parte da mesma jornada de vida.

Enfatizando um pouco mais o que é Felicidade para tia Nalva, pense o ouvinte que após sentar, confortavelmente, entre um dedo de prosa e outro, Ele ouve dEla: "Se tuas palavras não fazem florir, não dão bons frutos e sementes, o melhor a fazer é aprender com o jardineiro a adubar o solo, semear, regar e cuidar do que cultivas."

Ao que Ela ouve como réplica: "taí o motivo de Ednalva não desperdiçar palavras. Nunca, jamais joga conversa fora. Por mais esse dom, parabéns, hoje e sempre, Tia Nalva".

Diante de tanta vivência experimental, as palavras de Ednalva cativam, motivam, fazem florir. Afinal, ainda que Ela nunca tenha ouvido, no livro "O Pequeno Príncipe" está escrito que "cada Ser é responsável pelo pulsar do Coração que cativa".

Deveras, Tia Nalva é dona de um coração que não existe mais!

P.S : "não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo, ceifaremos; isso se não houvermos desfalecidos". - Galatás 6:9

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 29/11/2022
Reeditado em 13/12/2022
Código do texto: T7660275
Classificação de conteúdo: seguro