Amor Leviano

Amor Leviano

Vivemos em mundo que diariamente as pessoas, ferem umas às outras, e quando ficam quietinhas diante as feridas que recebem, cinicamente os algozes perguntam: O que você tem?

Dissimuladamente, agem como se nada estivesse acontecido, e ainda tentam trazer conforto e amor, quando os tais foram responsáveis pelo sofrimento pessoal da vítima. Em contra partida, a Palavra de Deus nos ensina.

Deuteronômio 27:24

Maldito aquele que ferir ao seu próximo em oculto. E o povo dirá amém.

Muitas pessoas pensam que somente poderá ferir o seu semelhante se for fisicamente; no entanto as feridas psicológicas ocasionadas por palavras e ações, são mais contundentes e dolorosas do que um machucado na carne, porque para o corpo físico existe analgésico e como acariciar. Mas, quando a dor é na alma, de maneira alguma poderá haver um consolo. Então devemos ter todo cuidado para não vituperar a outrem sem necessidade, e depois tentar pedir desculpas, porque torna-se impossível.

Tiago 3:10

De uma mesma boca procede bênção e maldição, meus amados, não convém que isso se faça assim.

Os seres humanos estão se comportando dessa maneira porque perdeu a essência do primeiro amor (Jesus Cristo); e somente poderá resgatar essa intimidade se houver um arrependimento de coração. Vejamos as consequências para que se comporta dessa maneira.

Apocalipse 2:4-5

04 - Contra você, porém, tenho isto: Você abandonou o primeiro amor

05 - Lembra-te de onde caiu! Arrepende-se porque pratique as primeiras obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.

Perceptivelmente, a negligência ao primeiro amor que é Jesus Cristo, leva o ser humano a ter decadência em todos os relacionamentos da sua existência, que abrange da amizade ao matrimônio; motivo pelo qual o em toda sociedade muitos estão sofrendo pelo esfriamento no âmbito do amor.

Mateus 24:12

Disse Jesus: E por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará.

Um exemplo prático podemos ver na literatura da mitologia grega; onde encontramos dois personagens interessantes: “Cronos e o Cupido”. O Cronos era conhecido pelas suas maldades, particularmente devorava os filhos dos outros deuses. Por outro lado, o Cupido era o conhecido anjo do amor; voava com uma flecha, e quando atingia qualquer um que passe pela sua frente, tinha o poder de fazer essa pessoa se apaixonar; daí o motivo que foi chamado o anjo do amor.

Lamentavelmente, um dia Cronos cortou as asas do Cupido; e para justificar o seu ato maligno, falou que fizera aquilo para que o amor tivesse os pés no chão.

Sabemos que essa estória foi apenas um mito, lenda, que ilustra determinadas situações da vida. Todavia, diariamente nos deparamos com muitas pessoas em situações que fazem as suas maldades e dizem aos que estão feridos sentindo muita dor.

• Isso foi para o seu bem,

• Essa situação lhe promoverá um aprendizado;

• Aconteceu esse contratempo para o seu amadurecimento e etc.

Essa é a realidade que rotineiramente acontece e os perversos aproveitam a ocasião para fazer do mal o bem, e do bem o mal.

Isaías 5:20

Ai dos que ao mal chamam de bem e ao bem chamam mal; que fazem da escuridade a luz, e a luz escuridade; põem o amargo por doce e o doce por amargo.

Esse é o quadro comportamental na atualidade, pessoas fingidas que sem o menor motivo promovem transtorno na vida do seu semelhante, motivo pelo qual o Apóstolo Paulo foi enfático quando escreveu.

Romanos 12:9

O amor seja sem qualquer fingimento, odiais, sim, o mal e apegai-vos ao bem.

Uma vida espiritual equilibrada tem como base de sustentação o amor; porque o próprio Deus deu prova desse sentimento, não era necessário Ele agir dessa maneira; mas na sua infinita graça demonstrou o quanto ama os seres humanos.

João 3:16

Disse Jesus: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Finalmente apresentarei o último versículo desse estudo nossa edificação espiritual, e ao mesmo tempo colocá-la como um imperativo em nossas vidas.

Romanos 12:10

Amai-vos dedicadamente uns aos outros com amor fraternal.

Que o Senhor vos abençoe rica e abundantemente.

Pastor Robson Colaço de Lucena

________________________________________________________________________________________________________________

CURSO DE PSICANÁLISE CRISTÃ

ACESSE O PORTAL

https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/psicanalise-crista-no-ministerio-pastoral/C73567587F

Psicanálise Cristã no Ministério Pastoral

O nosso curso de Psicanálise Cristã no Ministério Pastoral, apresenta uma linguagem moderna e de fácil compreensão, que abrirá os horizontes da psicologia para todos os que desejam ampliar o conhecimento no âmbito do aconselhamento e terapias dinâmicas.

A nossa obra fará toda diferença no ministério pastoral; a mesma poderá ser usufruída por todos os que desejam somar valores no currículo, especialmente aqueles que trabalham nas igrejas cristãs.

A psicanálise tem apenas uma linha de formação, mas a metodologia pode ser aplicada em diversas modalidades, ajudando as pessoas entenderem melhor os seus sentimentos e emoções, identificando algumas incógnitas do subconsciente que influenciam os pensamentos no dia-a-dia.

Então entre na nossa metodologia e promova um mundo melhor para todos os que sofrem com feridas na alma.

Pr. Robson Colaço de Lucena