PROFESSORA TERESINHA

Hoje recebi a importante missão da colega e amiga Joana D’arc Carneiro Pinho Sales, para escrever sobre sua amada mãe, nossa querida professora, Teresinha de Jesus Sousa Carneiro da Silva. Sinto-me lisonjeada pelo convite que também me faz lembrar de um tempo feliz. O ano era 1968, e lá estava eu, iniciando a antiga 5ª série depois de fazer a admissão. Tudo era novidade e muito diferente. Para cada disciplina, uma professora. Para ministrar as aulas de matemática, nos apresentaram a professora Teresinha. Eu muito tímida observava o seu ensinar com maestria e era assim que despertava a atenção dos alunos toda voltada para o quadro repleto de cálculos. Ela e meu pai Damião Jacobina Vieira, eram amigos e colegas, ele também trabalhava no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro. Dessa amizade guardo na memória a festa de São João já na 8ª série, muito bem organizada pela professora. Meus pais não iriam, então a responsabilidade para cuidar de mim, ficou a seu cargo. Foi minha primeira festa e lembro como se fosse hoje, do figurino, da rainha e da princesa, do meu par que dançou comigo a quadrilha, da animação e da vergonha que sentia ao ser chamada para dançar. A festa terminou tarde e dormi em sua residência indo para casa no dia seguinte. Outra lembrança que tenho, foi sua preocupação para com meu pai quando o mesmo sofreu um acidente doméstico muito grave. Então, a professora Teresinha, não era só minha professora, mas também uma amiga da família. Pra mim ficou o grande exemplo da mulher forte e guerreira, cuja inteligência transformou a vida de muita gente.