Dia 08/03, o que estamos comemorando mesmo?

Mulher é um ser incrível, não é mesmo?

Pensei em escrever algo sobre isso, mas já no primeiro minuto meus olhos se encheram de lágrimas. De emoção? Sim, de emoção porque conheço bem a luta das mulheres e o tanto que elas se gastam para que tudo ocorra da melhor forma possível seja em seus lares, seja em suas profissões, seja aonde for elas estão ali com sua força misteriosa e, ao mesmo tempo, com um brilho especial que só elas tem. Depois que me veio o sentimento de gratidão e admiração por esse ser tão maravilhoso, uma dor me tomou e as lágrimas continuam… Infelizmente nossas sociedades tão adoecidas continuam ferindo, humilhando e massacrando as mulheres. Às vezes as agressões vêm de forma tão sutil que nem conseguimos perceber. Um olhar, uma palavra em tom inadequado, uma insinuação, uma ofensa, um empurrão até chegar ao feminicídio. As mulheres não são culpadas, elas são vítimas! Não quero dizer que não há mulheres violentas e agressoras, mas digo sem medo de errar que, na grande maioria dos casos, elas são sim vítimas. No dia da mulher é muito bom ouvir palavras de afeto, mensagens de carinho, demonstrações de gratidão, ou quem sabe uma linda rosa. Mas acontece que o que vemos nas mídias e o que sofremos no dia-a-dia nos faz pensar sobre o que estamos comemorando mesmo? Temos motivos para comemorar? Claro que adquirimos direitos que antes não tínhamos e que galgamos patamares nunca dantes imaginados. Hoje sabemos que nós podemos sim ser o que quisermos. Um dia nos disseram que não. Hoje ainda há quem duvide só pelo simples fato de sermos quem somos. Então não aceite ser reduzida, minimizada, não aceite migalhas, sobretudo de quem deveria te respeitar e te amar com atitudes. Palavras podem ser um sinal de amor. Mas amor é concreto, é um jeito de ser e não de dizer. Não se curve para caber num lugar que te faz mal. Homem e mulher precisam ser tratados da mesma forma nesse mundo porque ambos temos capacidades, talentos, coragem e força. Hoje queremos mais do que flores e palavras, queremos ver mudanças de atitudes à nossa volta e no mundo todo.

Isabel Cristina Lopes
Enviado por Isabel Cristina Lopes em 08/03/2023
Código do texto: T7735382
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.