Lambada brasileira – Chorando se foi

 

 

No ano de 1976, o famosíssimo músico e cantor paraense, Pinduca lancou uma versão intitulada Lambada (tipo sambão) com a faixa número 6 do LP. Como se sabe, foi a primeira música na histórica da música  popular brasileira.

 

Após anos de sucesso e explodindo esse musical na região nordeste e ganhando forças por toda a região sul. E finalmente, a música ganhou a dança das academias até hoje. O sucesso no mundo inteiro, coube aos empresários franceses.

 

            O certo é que os empresários franceses investiram na música lambada, bem como teve sua vocalista, a cantora brasileira  Loalwa Braz Vieira, frente do grupo musical KAOMA. Desta forma, o Grupo KAOMA lançou no ano de 1989 seu sucesso “ Chorando se foi. A lambada lançada na Europa naquele ano, fez sucessos na própria Europa e demais continentes.

 

            Os empresários franceses adaptaram ao ritmo boliviano “ Chorando se foi”, tornou-se o maior sucesso no mundo musical da época. No mundo inteiro, a lambada tornou-se um grande sucesso e, em pouco tempo, estava presente em filmes e praticamente todos os programas de auditório, aparecendo até em novelas. Foi a hora dos grandes concursos e shows. A necessidade do espetáculo fez com que os dançarinos criaram coreografias, giros e acrobacias ao ritmo da lambada.

 

 

No ano de 1985, Loalwa Braz Vieira resolve conviver em Paris após o show Brésil en Fête no Palais des Sports. E que após a realização de um concurso para escolher da vocalista para um grupo de lambada, Loalwa passou a integrar a banda Kaoma, grupo que durou de 1989 até 1998, quando lançou o seu último álbum na Europa. Loalwa nunca parou e seguiu cantando em português, continuando a levar o ritmo pelo mundo da lambada.

 

 

Loalwa compôs e cantou três músicas para a indústria cinematográfica; duas canções no filme Le Roi Desperados - produzido pelo estúdio de televisão francês - e interpretou com a Orquestra Filarmônica de Londres, na trilha sonora do filme Dis-moi oui; dirigido por Alexandre Arcady e com música de Phillipe Sarde.

 

Seguia a sua carreira solo e dirigia também sua firma Braz Brasil Produções, voltada para a divulgação das artes brasileiras através dos continentes. Em 2011 lançou novo disco solo, Ensolarado, com participação de artistas da África, Caribe e América Latina. Ao se mudar para Paris, conheceu um francês  com quem teve dois filhos.

 

Após conviber vários anos na Europa, a cantora brasileira Loalwa resolveu voltar ao Brasil e abriu uma pousada em Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

 

Numa madrugada de 19 de janeiro de 2017, bandidos invadiram a fazenda para fazer um assalto, que Loalwa tentou impedir. Na ação, ela gritou por socorro, por várias vezes o que foi ouvido por empregados do local, mas os criminosos conseguiram fugir, levando a cantora em seu próprio carro. A polícia foi avisada, iniciou as buscas e encontrou o corpo no carro incendiado na manhã do mesmo dia, na Estrada da Barreira, no Distrito de Bacaxá. Informações policiais indicam que:

 

"A denúncia que levou à condenação indicou que a cantora estava dormindo na pousada quando os três arrombaram a porta do quarto e a agrediram com pauladas, golpes de faca, chutes, socos e a enforcaram, enquanto Loalwa pedia socorro". E seu  corpo foi encontrado carbonizado dentro do seu carro.

A voz de Loalwa vai brilhar eternamente onde quer que esteja, e a Lambada vai levar seu nome em todo o hemisfério.

 

Ao acordar com pontapés e socos, Loawa gritou várias vezes por socorro. O seu gemido e grito não foi capaz de conseguir a liberdade. E assim, Chorando se Foi, a nossa cantora de lambada.

 

Queimada no seu próprio carro, a voz da lamba brasileira calou-se no gemido de dor que somente um brasileiro sabe a profundidade que chega na alma, e chorando se foi.

 

 

 

ERASMO SHALLKYTTON
Enviado por ERASMO SHALLKYTTON em 23/03/2023
Código do texto: T7747324
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.