HOMENAGENS FAMILIARES

SESSENTA E DUAS PRIMAVERAS...

Menina Branca como eu a chamava nos nossos primeiros encontros, e que encontros sãos estes?

Em 1990, no final de semestre na UPPB, eu já tendo concluído o Curso de Educação Artística, a vi pela primeira vez enquanto apreciadora de alguns movimentos que ocorriam sistematicamente na Praça da Alegria – CCHLA. Lá estava ela com seus longos cabelos, calça jeans desbotada, rasteirinha e com um sorriso de bastante calma. Era esta Norma Dias que mais tarde seria a minha namorada, noiva e consequentemente esposa e deste relacionamento construímos uma vida e dentro delas três lindas criaturas que chamaríamos de Carolina, Camila e Catarina.

Desde 1991 estamos trilhando rumos que por vezes se divergem, mas com a praticidade e racionalidade, deixamos nossas emoções de lado e resolvemos questões. Distribuímos diálogo, é este um mecanismo de fundamental importância nos nossos mais de trinta anos de convivência, três décadas não é pra todo mundo, e assim vamos plantando a semente e que os frutos esperamos de boa qualidade diante de todo processo que vivemos na plenitude de sermos pais e mães nesta existência.

Minha Menina Branca, não do ponto de vista possessivo, mas sim, uma forma carinhosa de lidar com nossos sentimentos.

Norma completa 62 anos com um semblante juvenil de mulher, mãe, esposa, amiga, irmã, filha, prima, sobrinha, cunhada; enfim, na gênese dos Dias surge um Carvalho para se somar na caminhada dessa convivência que se soma metade dos nossos anos vivendo lado a lado.

Neste 24 de março de 2023, desejo a esta Ariana, do fogo, sensível e amável um parabéns de profundo respeito e admiração.

Obrigado por compartilharmos sentimentos dos mais instigantes possíveis e que nossa relação seja de fato respeitada diante do viés de cordialidade e compreensão.

Somos dois somados a três, que no total somos um quinteto além musical no batuque dos nossos corações e que o concerto toque nossa música que relembra nossas caminhadas praieiras e de reflexões que antecederam o nosso casamento.

O AMOR QUANDO ACONTECE...

Paz aos nossos corações, Menina Branca, somos 124 anos de pura aprendizagem com sede de mais séculos.

O próprio nome já condiz com algo organizado, é a Norma, é a Lei, e esta lei tem nome: Sucesso nos Estudos, no Emprego e nos Laços Familiares. PARABÉNS ARIANA, PARABÉNS MENINA BRANCA.

BENTO JÚNIOR

Teu esposo.

PARABÉNS MEU PAI

Meu pai no semblante de ser o que sempre foi, um bom pai de coração aberto à humanidade, nos deu a certeza da simplicidade e do acolhimento para com todos. *Parabéns* meu pai, o Senhor *Bento Carvalho de Lima*, que hoje, *26 de março de 2022* completa *85 anos* de existência terrestre.

Sua simplicidade e seu gesto humano nos fez acreditar que a vida é pra ser vivida com intensidade, apesar do mesmo em determinados momentos pávidos abordar que o tempo determinado por Deus é o próprio compromisso de sermos aquilo que somos no exercício cidadão que exercemos aqui no comando da Terra.

Meu pai nunca foi de dar carinho físico, mas seu carinho intimista, invisível aos nossos olhos sempre foi pautado de muita bondade e gesto de afeto, isto por si só já representa o tão quanto é importante este grande homem em nossas vidas e que Deus nos dá o tom de prazer em tê-lo conosco fazendo parte do nosso cotidiano.

Parabéns meu pai e muitas felicidades no seu compromisso fraterno de dividir vitórias e derrotas lado a lado aqui com todos nós.

Sua estrela brilha e neste dia, um ariano combatente e simples dos mais plausíveis seres, completa mais de 8 décadas com alegrias, brigas, compreensão, incompreensão, saudade, ternura, ilusão, enfim, de tudo pegamos um pouco pelo amor que temos pelos nossos pais.

Cada pai tem suas características, cada filho, cada filha se adaptam de maneira que ambas se entrelaçam em desejos concebíveis de sofisticada amplitude em nossas vidas. E aí surge o benefício que nos foi ofertado com a presença de Vitória, nossa querida mãe, dando suporte de profunda vivência no entendimento maternal.

Seus herdeiros: Bento Filho, Ascendino Neto, Amélia Neta, João Batista, Gerson, Wilson e Edson Reis, seus netos e netas, noras, amigos e amigas lhe desejam felicidades eternas no hoje e para sempre em nossos corações. PARABÉNS MEU PAI.

Bento Carvalho de Lima Filho (Seu filho) - João Pessoa-PB, 26 de março de 2022.

PARABÉNS CATARINA

Temos um processo intimista que nos leva à elevação do outro em momentos festivos, mas que carrega entre si resquícios dos dissabores outrora vividos por ambos os seres. Esta é uma verdade que não há como sucumbir diante dos nossos olhos. Falo de seres comuns que nos cerca, mas quando o topo das questões é o sangue que brota das nossas veias, é neste sentido que a completude dos fatos nos aponta que os familiares são por demais importantes na nossa existência. Não há como negar que esta ideia implantada por este vocábulo não tenha clareza. Tem sim, e se querem saber, o negócio muda de estrutura quando o tema central é o ANIVERSÁRIO DE UMA FILHA. Falo neste campo feminino porque o sexo de dois seres o fizeram vir ao mundo três mulheres, todas com suas qualidades e pequenos defeitos tão invisíveis ao nosso conhecimento. Portanto, caríssimas e caríssimos familiares, eis-me aqui para tecer comentários específicos desta que hoje completa seus bem vividos 19 anos. Seu nome, CATARINA, a terceira filha que fechou um ciclo numa tríade que só nos faz acreditar que o AMOR é resultado de vários fatores que nos eleva de uma forma que nos torna incapazes de dizer o tão quanto somos agraciados, não há palavra que substitua qualquer análise em se tratando o que é ser MÃE, PAI, AVÓS, TIAS, TIOS, AMIGAS, AMIGOS... É uma caminhada infinita que vai definindo personalidades no cotidiano de nossas vivências.

PARABÉNS, Catarina é esta pessoa que ganhou a simpatia dos pais, das irmãs, dos avós, das tias e tios, das primas e primos, das amigas, dos amigos, enfim, a felicidade que dela faz parte clareia sentimentos de paz e tranquilidade, e não há como não se sentir bem ao lado de Catarina.

Esta pisciana merece os nossos maiores elogios. Na condição de pai me sinto realizado em sermos recebedores deste magnífico SER HUMANO, que preenche todos os espaços cabíveis dentro desta casa.

Um novo tempo surge nos encaminhamentos desta menina Catarina, maioridade, Universidade e decisões que virão daqui pra frente. Só desejamos luz, sabendo eu que este posicionamento não é unicamente meu, é sim, de suas irmãs, da sua mãe, enfim de todas e todos que fazem parte da tua VIDA. MUITA PAZ.

Bento Júnior – o pai da Catarina. João Pessoa-PB, 21 de fevereiro de 2022.

ELA CHEGOU...

No pensamentos de outrora, palavras advindas da matriarca, eram três que estavam escritas num pedaço de papel para explicar o tão quanto estava certa aquela vontade. Esta vontade foi chegando, depois da primogênita, ela chegou. Chegou Camila, mais uma filha às nossas perspectivas e que foram saciadas, naquela menina branquinha, pequenina, seu choro explodiu por toda maternidade. Ela dava gritos, eram gritos daquelas que chegam ao mundo e ficam com saudades daquele lugar tão tranquilo e calmo, quando de repente se ver diante de tantas luzes e máquinas da modernidade.

Sua mãe, de olhos abertos e ressacada da intervenção cirúrgica, dá um riso e tem Camila em seus braços. 14 de outubro de 1999, são 23 aninhos que se passaram de forma célere... Meu Deus!

Ficamos felizes (aliás somos felizes) por termos uma, duas e três mulheres no nosso convívio (aliás, em se tratando deste assunto, convivo com quatro), filhas que nos encanta e nos faz simplesmente agradecer ao Cosmo pela vinda delas.

Camila é esta menina de carinho múltiplo, porque diante da lista imensa de amigos e amigas que a circula, não há um só que não queria a companhia dela, com seu riso e seu encanto, com uma energia que contagia a nós todos.

PARABÉNS, Camila é um Ser que nos deixa em plena sintonia para expormos o que sentimos, porque cada uma delas são seres de tamanha significação no nosso espaço de vivência. Camila, Catarina e Carolina, cada uma dessas três filhas carregam explicações de bondades nas nossas análises. Somos gratos e como somos.

Esta libriana merece os nossos maiores elogios. Na condição de pai me sinto realizado em sermos recebedores deste magnífico SER HUMANO, que preenche todos os espaços cabíveis dentro desta casa. Norma, Carolina, Camila e Catarina, que quarteto danado de bom diante da minha vida... Haja paz em nossos corações.

FELICIDADES filha e muita paz nesta tua caminhada e que tuas decisões venham de fato preencher tuas vontades.

BEIJOS . Bento Júnior – o pai da Camila. João Pessoa-PB, 14 de outubro de 2022.

DEPOIMENTO DE UM PAI

Bento Júnior, pai de Carolina, Camila e Catarina, de 14, 12 e 08 anos, atrizes de mão cheia, que encantou os olhares do ator/poeta/dramaturgo e acima de tudo pai...

Pois é, no dia 15 de dezembro de 2011 – numa quinta-feira, às 15h30, no Teatro Ednaldo do Egypto – Praia de Manaíra – João Pessoa-PB, se apresentou o espetáculo teatral – As Meninas da Minha Rua, um texto de Geraldo Jorge, inicialmente denominado de Os Meninos da Minha Rua, que passou por várias mudanças textuais, com várias adaptações, chegando ao fim, com a mudança de nomenclatura, do sexo masculino (Menino) para o sexo feminino (Menina), com o elenco formado, todos de crianças e adolescentes de uma mesma rua, ou seja, Rua Capitão José Gomes da Silva, do Bairro dos Bancários – João Pessoa-PB, vizinhos e amigos, como é o caso de Daniel, Letycia, Myrelle, que somados a Carolina, Camila e Catarina, formaram os seis personagens que fizeram parte daquela tarde tão importante para o teatro. Porém, nesta apresentação fui condicionado a mudar um pouco o texto, com frases de Carol, passando para Camila, Carolina e Myrelle, mas que no final tudo saiu perfeitamente como não tivesse sido feito pela ausência da atriz Denise Costa, que executa o papel de Carol.

Entrando um pouco no espetáculo e deixando de comentar outros pormenores, sinto-me bastante agraciado, inicialmente por deste espetáculo fazer parte do elenco minhas três filhas que não devem a ninguém do ponto de vista teatral. Estou feliz, essencialmente pós apresentação, onde o período que antecede uma estréia é por demais estressante. Estou feliz, principalmente por vê-las brilhar no palco e ao mesmo tempo terem sido vistas pelo autor do espetáculo, o já mencionado Geraldo Jorge, que do ponto de vista do teatro infantil é uma celebridade, porque quase todos os atores e atrizes da década de setenta, enveredaram pelo Grupo Tenda e fizeram com Geraldo Jorge vários espetáculos. Eu mesmo sou fruto deste movimento, tendo participado de Os Meninos da Minha Rua, O Sapateiro do Rei, O Rei Vai à Rua e tantos outros.

Concluindo, a felicidade que estou neste momento quero compartilhar com a sua mãe, porém com todos que assistiram ao espetáculo, como também ao elenco, aos pais, aos familiares e aos amigos e amigas da rua,que deram força e continuam, juntamente comigo a acreditar cada vez mais no potencial espetacular de Carolina Dias de Carvalho (que faz o papel de Aninha), Camila Dias de Carvalho (que faz os papéis de Gerusa e Penhinha) e Catarina Dias de Carvalho (que faz o papel de Cacá). Estou feliz e acredito que todas elas e sua mãe estão plenamente energizadas com esta postura e este projeto cultural de As Meninas da Minha Rua. João Pessoa-PB, 17 de dezembro de 2011.

Bento Júnior

DIRETOR TEATRAL

CATARINA, JÁ TEM VINTE ANOS, É?

João Pessoa-PB, 21 de fevereiro de 2023.

Catarina Dias de Carvalho, a qual me acostumei a chamar de Cacá, talvez levado pelas outras duas filhas, Carolina e Camila. Pois é, Cacá completa 20 anos de existência e tudo parece ser como ontem foi, Cacá tão pequena sendo carregada nas costas e de cabeça pra baixo, coisa que ela adorava e até pedia. As brincadeiras no quintal, num balanço que punho próprio fiz para vê-la rodopiando seus cacheados cabelos ao ventos debaixo de uma belíssima sombra do nosso pé de caju. O cajueiro que tantas vezes nos deu suco, também propiciou às minhas filhas um lazer que podemos denominar de brincadeiras de infância.

Cacá é uma menina inteligente, capacitada e adorável. É a terceira, uma pisciana que uma semana antes do meu aniversário completa ano, é sempre assim, 21 de fevereiro – 28 de fevereiro, numa terça-feira, na outra terça-feira. Eita.

Catarina é atriz, posso assim dizer tendo em vista os quase 10 anos de experiência de palco no curso que ofertei por mais de 20 anos, CMT – Curso de Montagem Teatral, em parceria CEARTE – Centro Estadual de Arte e SEDEC/Secretaria de Educação e Cultura, a maior parte com sede no Teatro Ednaldo do Egypto/PMJP – Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Foram tantas peças, tantos papéis, mas um marcou profundamente na minha análise, trata-se do personagem Rosa, que era uma empregada bastante desaforada que não acreditava que o dono da casa pudesse falar estando morto, era o espetáculo: O ANJO E O MORTO, no ano de 2018.

E agora na UFPB – Universidade Federal da Paraíba, exercendo o Curso de TO – Terapia Ocupacional, a menina Catarina está construindo o seu futuro e cada vez mais alicerçada de boas amizades e esta energia sempre colocamos na roda de conversa.

Parabéns Cacá, Catarina, minha filha, aliás nossa filha, não posso de deixar de dizer que ela faz parte da união Bento Júnior e Norma Dias, a terceira que veio de forma brilhante e que nós temos o maior amor e carinho. Felicidade minha filha, muita paz e muita luz na tua estrada e que teus projetos sejam todos contemplados.

Minha filha, ore e torça para que minha mãe, tua avó, possa ficar melhor e te dar vários abraços nessa vida. Beijos...

Amo-te.

Bento Júnior

Teu Pai.

A PRIMOGÊNITA

A mãe sempre antenada, assim como a própria natureza da mãe terra, me alertava que aquela gravidez era de uma menina e que a mesma já tinha nome. Iniciava-se, portanto, uma geração de mais duas que abarcavam a letra C. Pois esta letra dera nome a primogênita que seria CAROLINA. A mãe, de posse da sabedoria da gestação já começara a entender o processo que me fez exatamente comprovar, logo a seguir do resultado de ultrassonografia, que justificava a índole de consciência que uma mãe tem na praticidade de fazer seu ventre um lugar de aconchego e paz. É assim que esta paz vem ao mundo, lembro que minha primeira filha nascera e não dera aquele famoso choro característico de outros bebês... Nasceu tão tranquila que a própria equipe médica dissera em voz única que aquela menina era calma demais.

Carolina cresceu de uma forma que nem de longe imagino sua estrutura pequenina nos meus braços indo ser acariciada pela sua mãe.

Esta menina é brilho que transcende expectativas, no seu posicionamento diante da relação ser versus vida e assim no seu aprimoramento profissional.

Vinte e Cinco Anos. Meu Deus! Que tempo para passar celeremente aos nossos olhos que nos fazem não acreditar no futuro que hoje desponta. Carolina ou Carol, pois é, toda gente se acostuma com a diminuição do nome, mas tendo ciência de que esta mulher é vida que nos deixa em paz nas recordações daquela pequena menina, que chegara nos auspícios do signo de câncer, que segundo a astrologia é de uma alegria sem fundamento. Carol, Carolina... PARABÉNS nesta data tão significante na existência humana de tua vivência.

Sou feliz em ser pai desta criatura, elevando as palavras também para tua mãe e assim sucessivamente para tuas irmãs. Uma exímia profissional que merece os nossos maiores elogios.

É importante frisar aqui que todas as minhas filhas tiveram experiências teatrais. Neste campo de atuação é bom que fale que essa primogênita tem um talento nato de interpretação sendo levado à frente por Camila e mais em pauta Catarina, até porque a terceira deu seguimento à ideia artística e continuou até a finalização dos seus estudos do Ensino Médio.

Viva teus anos pela vontade de viver e receba de nós todos um afetuoso beijo de prazer e felicidade.

Que nosso país possa te oferecer, como a todos os brasileiros, uma futuro digno e que continues sendo esta pessoa amável e carregada de brilho e de riso fácil estampado na face.

Bento Júnior – o pai de Carolina. João Pessoa-PB, 12 de julho de 2022.

A ESCOLHIDA

Há algo na humanidade que não podemos de maneira nenhuma e nem temos o direito de expor acerca de fatos que venham de certa maneira causar constrangimento e outros mais... Existem motivos de sobra para repor desculpas e desculpas, mas o momento é festivo, como festa vive-se da pretensão de buscar algo nessa humanidade que nos faça expor nossos sentimentos de maneira transparente e sensata para com o momento em pauta, ou seja, NORMA está aniversariando, nada o fará se constranger, é claro, a ESCOLHIDA por mim sabe segredos e neles dividimos questões e passatempos dos mais amáveis aos mais amargos, mas estamos juntos, juntando sonhos e sobrevivendo nestes percalços que a vida nos impõe.

Há algo nesta MULHER que me prende os sonhos e me capacita cada vez mais a admirar esta condição de ser dela o escolhido, como falara em tempos outrora.

Tenho por esta mulher uma profunda admiração enraizada com amor multiplicado por sentimentos de ternura.

Viver sobre o mesmo teto e vivenciar espaços de convivência com Norma e com minhas filhas, é a meu ver uma experiência de prazer inexplicável.

Admiro esta mulher na condição de MÃE, ESPOSA, FILHA, SOBRINHA, TIA, PRIMA, IRMÃ e ainda mais pela sua capacidade de ouvir, dialogar e pela pessoa que é que posso contar. Ela é enfim, uma companhia das mais sensatas que meus olhos já presenciaram e não só a mim, mas a quem convive com ela e sabe da sua importância em estabelecer sinais de aprendizagem nos instantes mais sensíveis de nossas almas.

Parabéns Norma e que neste parabéns possamos cada vez mais te escolher até o término de nossas passagens aqui neste pleonasmo que não cabe num ato de satisfação em dizer o quanto te AMAMOS.

Parabéns Norma Sueli Dias de Queiróz, nascida no dia 24 de março de 1961, na Maternidade Elpídio de Almeida, em Campina Grande-PB, filha de Cleonice Dias de Queiroz e José Alves de Queiroz, irmã de Maristela Dias de Queiroz, Sandra Maria Dias de Queiroz e José Humberto Dias de Queiroz, Mãe de Carolina Dias de Carvalho, Camila Dias de Carvalho e Catarina Dias de Carvalho... Nossos parabéns amada mulher do hoje e sempre.

BENTO JÚNIOR, teu esposo. João Pessoa-PB, 24 de março de 2022. (61 anos de estrada).

BENTO JUNIOR
Enviado por BENTO JUNIOR em 26/03/2023
Código do texto: T7749497
Classificação de conteúdo: seguro